Coca-Cola muda estratégia para ficar menos séria após 7 anos

De “abra a felicidade”, empresa passa a apostar no slogan “prove o sentimento”

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de 7 anos apostando em uma estratégia de marketing um tanto “professoral” e “super-intelectualizado”, a Coca-Cola resolveu focar mais em seu produto. É o que explica o diretor global de marketing recém-empossado Marcos de Quinto.

Ao site Ad Age, de Quinto falou sobre a mudança de slogan: de “Abra a felicidade (“Open Happiness”, em inglês), o marketing da companhia passa a ser “Prove o sentimento” (ou “Taste the Feeling”). A ideia é deixar de tratar temas sérios como bullying e coexistência entre povos em guerra e trazer uma mensagem mais simples, sobre o prazer associado ao próprio refrigerante.

Como parte da mudança, a marca decidiu unificar todos os produtos: Coca-Cola, Coca Zero, Coca-Cola Light e Coca-Cola Life – que não é vendida no Brasil. Os anúncios foram lançados nesta terça-feira em mais de 200 países – todos onde a Coca-Cola é vendida. É possivelmente a maior mudança de estratégia de marketing da empresa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo de Quinto, a mudança foi feita porque a Coca-Cola “começou a falar de uma maneira professoral às pessoas. E a Coca-Cola sempre foi um simples prazer. A grandeza da Coca-Cola reside em sua humildade, em sua simplicidade”, mas “quanto mais tentávamos ensinar as pessoas, menos mostrávamos isso”.

A nova estratégia de “marca única” também faz parte do posicionamento da companhia de focar nas vendas em termos de dólares, ao invés do crescimento em volume. Financeiramente, a Coca-Cola pretende passar a vender embalagens menores que resultariam em maior lucratividade. A Coca-Cola Zero, por exemplo, deixaria de ser um produto diferente para ser uma nova opção de Coca-Cola com menos calorias – antes, as versões não-tradicionais do refrigerantes eram “negligenciadas” nas propagandas principais.

Veja alguns dos novos comerciais da marca, um deles com a música “Under Pressure”, de Queen e David Bowie. 

Continua depois da publicidade

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney