McWhopper e proposta de paz do Burger King podem ser um caso de plágio

A ideia original foi criada pela dupla de publicitários George Walters e Ewan Harvey em 2013

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – A tão falada proposta do Burger King de fazer as pazes com o McDonald’s e, agora, de se unir a outras redes de fast food – incluindo o Giraffas – é, segundo o Business Insider, plágio do trabalho de uma dupla de publicitários.

A dupla britânica George Walters e Ewan Harvey, que atualmente trabalham na agência DLKW Lowe, teve a “ideia original” em 2013; trata-se de um conceito de unir diversas marcas para trabalhar juntas no dia anual da paz, 21 de setembro. Dentro das combinações estavam “Coca-Pepsi”, “Addinike”, “WhatsAppBBM” e, por fim, o “Bic Mac Whoopper” – mesmo produto idealizado pelo Burger King.

Os responsáveis por criar a campanha do Burger King são, segundo a rede, diversas agências de marketing: Y&R New Zealand, Horizon, Turner Duckworth, Rock Orange, The David Agency, Alison Brod Public Relations e Code & Theory. Os dois publicitários responsáveis pelo trabalho de dois anos atrás ainda não acusaram o Burger King e nem as agências responsáveis de plágio.