Telefónica vai oferecer internet de graça a cliente que se engajar com anunciantes

Clientes da operadora poderão ganhar dados extras de graça quando assistirem a vídeos publicitários ou responderem a pesquisas de anunciantes

Juliana Américo Lourenço da Silva

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SÃO PAULO – A era dos clientes que ultrapassam o limite diário de pacotes de dados de internet pode chegar ao fim. A Telefónica, que é comandada pela Vivo no Brasil, pretende lançar um novo modelo de negócio que permite às marcas patrocinem dados extras.

Ou seja, os clientes da operadora poderão ganhar dados extras de graça quando assistirem a vídeos publicitários ou responderem a pesquisas de anunciantes.

Em entrevista para a revista Marketing Magazine, o diretor global da empresa, Daniel Rosen, afirmou que esta é uma troca interessante. “Isto une a conectividade de dados móveis com um engajamento da marca; e se você pensar para onde isso poderia ir, é algo muito interessante”, afirma.

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Ainda não está muito claro como os clientes se envolveriam com as marcas no celular e nem se as empresas precisariam desembolsar mais para diferentes mecanismos de engajamento. Por exemplo, uma marca pode pagar por 1GB de dados adicionais para um consumidor que gastar 15 minutos em uma pesquisa, mas menos para aquele que assiste a um vídeo curto.

A ideia é oferecer esse tipo de acesso em mercados emergentes, onde o consumidor costuma desembolsar uma quantia maior para ter acesso aos dados; apesar disso, Rosen pretende testar e oferecer o produto tanto para países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento.

A empresa deve começar a testar o método em breve, mas ainda não divulgou informações sobre os locais onde ele estará disponível.