Neymar “imita” Mark Zuckerberg e Bill Gates em desafio beneficente

Campanha teve início em junho e mais de 15 milhões de pessoas já postaram sobre o assunto no Facebook

Juliana Américo Lourenço da Silva

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SÃO PAULO – No início de junho, a ALS Association lançou uma campanha para a conscientizar as pessoas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ou ALS, na sigla em inglês) e incentivar de doações para o tratamento da doença. A campanha, que consiste em fazer uma doação ou jogar um balde de água fria sobre a cabeça, viralizou na net, com vários famosos adotando-a, como Mark Zuckerberg e Bill Gates. 

Diversas outras pessoas também entraram na brincadeira, inclusive jogadores da seleção brasileira, como Neymar – clique aqui e confira – e Marcelo. Entre outros jogadores de destaque no mundo que Camilo Zuñiga – o colombiano que tirou Neymar da Copa -, Cristiano Ronaldo e Mario Balotelli.

Entre outros famosos que aderiram ao projeto estão Satya Nadella, CEO da Microsft; Dick Costolo, CEO do Twitter; Phillip Schiller, vice-presidente da Apple; Tim Cook, CEO da Apple; Reed Hastings, da Netflix; e Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google. Além do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que preferiu apenas fazer a doação, o apresentador de TV Jimmy Fallon, os cantores Justin Bieber, Justin Timberlake, entre outras celebridades.

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A campanha, na verdade, é um desafio que virou brincadeira entre os bilionários norte-americanos: a pessoa deve escolher entre doar US$ 100 para a instituição, tomar um banho de água gelada ou fazer as duas coisas. Além disso, ela deve também desafiar outras três pessoas a fazerem a mesma coisa.

Com tantas adesões, o Desafio do Balde de Gelo se tornou um sucesso. Tanto que, nesta segunda-feira (18), a ALS Association anunciou ter recebido US$ 15,6 milhões em doações; bem mais do que o US$ 1,8 milhão doado no mesmo período do ano passado (entre 12 de julho e 18 de agosto). Segundo o Facebook, mais de 15 milhões de pessoas já postaram sobre o desafio ou interagiram com essas postagens.