Foi marketing? O que explica Lionel Messi como melhor jogador da Copa?

Será? Os números mostram que não. A verdade é que Messi não jogou mal durante o torneio

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, mesmo após um torneio em que o argentino, quatro vezes melhor do mundo, não jogou no máximo de suas habilidades. Os brasileiros protestaram, afirmando que o holândes Arjen Robben deveria ter sido eleito o melhor jogador do torneio – e que Messi só foi eleito por conta de uma jogada de marketing.  

Será? Os números mostram que não. É verdade que Messi é um dos jogadores com maior possibilidade de se fazer marketing com, mas não é o único – e não jogou mal durante o torneio. Muito pelo contrário. O argentino marcou quatro gols, deu a assistência para um outro (que decidiu o jogo contra a Suíça), foi eleito o melhor em campo em 4 das 7 partidas argentinas (em sequência, pela primeira vez na história), foi o que mais driblou no torneio e deixou os colegas na cara do gol com muito maior frequência que os outros jogadores da Copa. 

Mas há dois jogadores que podem fazer frente à Messi como melhor da Copa, não é Arjen Robben, que marcou três gols no torneio, deu uma assistência e foi eleito melhor em 3 das 7 partidas da Holanda. Driblou menos e deu menos passes do que o argentino – embora tenha sido considerado o jogador mais perigoso da seleção holandesa. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Messi, aos 26 anos e Robben, aos 30, ficaram para trás do colombiano James Rodriguez e do alemão Thomas Müller, de 23 e 24 anos, respectivamente, em alguns aspectos. James foi o artilheiro da competição, com 6 gols, deu duas assistências e foi o melhor da partida em 3 das 5 partidas de sua seleção. 

Müller, por sua vez, também se envolveu diretamente em 8 gols da campeã Alemanha, sendo 5 marcados por ele próprio e outras 3 assistências. Ele, porém, era parte da eficiente esquadra alemã, que trucidou o Brasil por 7 a 1, e por isso, dividiu mais prêmios de melhor da partida que seus adversários. No total, Müller foi eleito melhor em campo apenas duas vezes. 

Se o prêmio para Messi foi justo ou não, é apenas uma questão de opinião – embora advocar que Robben foi o destaque é forçar um pouco a barra a respeito do desempenho do bom jogador holândes. Mas não é nenhum absurdo falar que Messi foi o melhor da Copa, como muitos brasileiros pregam.