Veja 5 passos para fazer uma negociação perfeita

Para que você faça uma boa negociação, tanto de bens quanto de questões profissionais, é preciso seguir alguns passos

Luiza Belloni Veronesi

Man buying cans of paint from salesperson

Publicidade

SÃO PAULO – Saber fechar um negócio não é uma habilidade requerida apenas no mundo coorporativo, mas também nas nossas vidas pessoais. Quem nunca teve que negociar a compra de um produto, por exemplo? No entanto, para que você faça uma boa negociação, tanto de bens quanto de questões profissionais, é preciso seguir alguns passos. Veja quais são eles a seguir:

1º passo: pense antes de negociar

Antes de iniciar a negociação de algo, reflita sobre os seus critérios e limites para a aquisição ou venda do bem: qual é o preço mínimo/máximo, condições de pagamento, etc. O mesmo vale para negociações profissionais: vá para a conversa sabendo exatamente o tipo de acordo que você espera e quais são as limitações da firma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2º passo: preste atenção

Preste atenção em tudo o que está sendo dito. Não deixe espaço para entrelinhas e assuntos mal esclarecidos: entenda toda a questão e, enquanto escuta, desenvolva contra-argumentos e novas propostas.

3º passo: controle sua postura

Continua depois da publicidade

Saiba se posicionar durante a argumentação – não só se posicionar com argumentos, mas também fisicamente. Evite cobrir a boca, ficar curvado ou assumir a postura de quem está tenso. Lembre-se: o seu corpo fala.

4º passo: não fale mais do que deve

Ao contrário do que alguns pensam, falar muito não demonstra que você está a par do assunto, tampouco que está se saindo bem na negociação. O que acontece é justamente o contrário. A pessoa que não permite que o outro fale está cometendo um erro gravíssimo, pois para fechar um negócio é necessário chegar a um consenso, e isso só será conseguido conciliando ambas as opiniões. Tenha em mente que quando apenas uma pessoa fala não existe uma conversa, mas sim um monólogo.

Continua depois da publicidade

5º passo: saiba ver o outro lado

Tal como você, a pessoa que está na negociação também deseja obter o máximo de vantagens possível. Logo, se os dois assumirem posturas irredutíveis, dificilmente um bom negócio será fechado. Procure sempre conciliar ideais da melhor forma e ouvir o que a outra parte tem a dizer, pois é dessa forma que as possibilidade de fechar um negócio perfeito surgirá.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

Tópicos relacionados