Black Friday cresceu mais de 200% e faturou R$ 770 milhões

A previsão inicial era que as vendas da Black Friday chegassem R$ 390 milhões

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – A edição da Black Friday deste ano faturou R$ 770 milhões, o que representa um crescimento de 217%, frente ao mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, o evento superou todas as expectativas.

A previsão inicial era que as vendas da Black Friday chegassem R$ 390 milhões, número que foi alcançado antes das 17 horas do dia 29. Na última sexta-feira, 1,950 milhões de pedidos foram feitos pela internet, número cinco vezes maior, se comparado a um dia normal.

O tíquete médio das compras ficou em R$ 396. A categoria mais vendida foi “Telefonia/Celulares”, seguida por “Eletrodomésticos”, “Moda & Acessórios”, “Informática” e “Eletrônicos”, respectivamente.

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O diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, afirma que os resultados dessa edição aproximam o e-commerce nacional das estatísticas norte americanas. “A Adobe Systems indica que, nos Estados Unidos, as vendas relacionadas à Black Friday movimentaram US$ 1.06 bilhões. O faturamento brasileiro, convertido em dólar, fica em torno dos US$ 330 milhões, o que representa cerca de 30% da receita americana.”

Natal
Guasti acrescenta ainda que os resultados da Black Friday vão impactar no Natal. “O período de compras natalino vai de 15 de novembro até 24 de dezembro. Constatamos que o evento não somente impactou positivamente as vendas na sexta feira, como também nos dias seguintes. Com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes.”