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Pessoas simpáticas têm mais chances de se dar bem nos negócios

Especialista defende que o carisma é uma habilidade a ser desenvolvida por profissionais, que podem lucrar se souberem tirar bom proveito desta característica

SÃO PAULO - As pessoas carismáticas têm mais chances de se dar bem no mundo dos negócios. A opinião do vice-presidente sênior da Ogilvy e especialista em poder da personalidade, Rohit Bhargava, foi divulgada na manhã de hoje (17), no portal CNBC. Segundo o profissional, o carisma não se trata de uma habilidade genética, mas sim de algo a ser adquirido com o tempo.

“A realidade é que todos gostam de fazer negócios com pessoas e empresas que simpatizam”, diz Bhargava, que explora o tema em seu novo livro intitulado "Likeonomics: The Unexpected Truth Behind Earning Trust, Influencing Behavior, and Inspiring Action" (Wiley, 2012).

De acordo com o profissional, as pessoas que adotam uma postura mais radical cometem erros. “Nós podemos gostar de alguém ou não, mas não dar pouca atenção à um tipo de pessoa. Como já dito anteriormente, o carisma é um tipo de inteligência emocional, uma habilidade, que envolve a capacidade de ler corretamente as pessoas e encontrar um terreno comum para se relacionar com elas”, explica.

Simpatia do bem
Para que um relacionamento seja bem sucedido, mesmo sendo este comercial, a relação entre os envolvidos precisa ser baseada em confiança e em credibilidade. Por isso, a importância do carisma. Segundo o especialista, ele é a base para essa troca.

"Se você tem confiança, todos os tipos de coisas boas começam a acontecer. O empresário é mais bem sucedido em sua carreira, começa o trabalho em vez de perdê-lo, recebe os clientes e contrata os melhores funcionários", explica.

Para ele, uma pessoa agradável é responsável por atrair outras pessoas também agradáveis.

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(Getty Images)

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