Pessoas simpáticas têm mais chances de se dar bem nos negócios

Especialista defende que o carisma é uma habilidade a ser desenvolvida por profissionais, que podem lucrar se souberem tirar bom proveito desta característica

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – As pessoas carismáticas têm mais chances de se dar bem no mundo dos negócios. A opinião do vice-presidente sênior da Ogilvy e especialista em poder da personalidade, Rohit Bhargava, foi divulgada na manhã de hoje (17), no portal CNBC. Segundo o profissional, o carisma não se trata de uma habilidade genética, mas sim de algo a ser adquirido com o tempo.

“A realidade é que todos gostam de fazer negócios com pessoas e empresas que simpatizam”, diz Bhargava, que explora o tema em seu novo livro intitulado “Likeonomics: The Unexpected Truth Behind Earning Trust, Influencing Behavior, and Inspiring Action” (Wiley, 2012).

De acordo com o profissional, as pessoas que adotam uma postura mais radical cometem erros. “Nós podemos gostar de alguém ou não, mas não dar pouca atenção à um tipo de pessoa. Como já dito anteriormente, o carisma é um tipo de inteligência emocional, uma habilidade, que envolve a capacidade de ler corretamente as pessoas e encontrar um terreno comum para se relacionar com elas”, explica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Simpatia do bem
Para que um relacionamento seja bem sucedido, mesmo sendo este comercial, a relação entre os envolvidos precisa ser baseada em confiança e em credibilidade. Por isso, a importância do carisma. Segundo o especialista, ele é a base para essa troca.

“Se você tem confiança, todos os tipos de coisas boas começam a acontecer. O empresário é mais bem sucedido em sua carreira, começa o trabalho em vez de perdê-lo, recebe os clientes e contrata os melhores funcionários”, explica.

Para ele, uma pessoa agradável é responsável por atrair outras pessoas também agradáveis.