Saiba quanto custa a locação de um espaço comercial no Metrô de SP

Estandes têm valor mínimo de R$283 o metro quadrado e já contam com a adesão de grandes marcas como a Água de Cheiro, Havaianas, TIM e Claro

Eliane Quinalia

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SÃO PAULO – Quem circula no Metrô de São Paulo, sabe: é cada vez maior o número de espaços comerciais nas estações onde o tráfego de usuários é mais intenso. A Ana Rosa, que o diga. Conhecida por integrar a linha azul e verde do Metrô, a estação recebe cerca de 210 mil passageiros por dia e já conta com sete espaços comerciais – todos, voltados ao atendimento dos mais diversos desejos do consumidor.

E esta não é a única estação que se destaca. Outras como o Tatuapé, a Sé, a Luz, a Barra Funda e até mesmo a Paulista e a Pinheiros já têm lucrado com esse tipo de empreendimento.

Para se ter uma ideia, somente na linha 4 – amarela, grandes marcas como a Água de Cheiro, a Havaianas, a TIM e a Claro já mostram a que vieram. E não apenas elas: o Itautec, do Grupo Itaúsa e o Cup Noodles, da Nissin, também.

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“Os negócios mais comuns encontrados nas estações geralmente são do ramo alimentício, de telefonia celular, vestuário, calçados, venda de passagens aéreas e pacotes de turismo”, informa a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) de São Paulo.

Por dentro dos preços
Mas será que conseguir um lugarzinho nestas estações custa caro? Ao que parece não.

Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, a locação de um espaço comercial por metro quadrado pode variar de R$ 283 nas estações mais baratas a R$ 702. Tudo dependerá do interesse do empreendedor.

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“Enquanto o quiosque tem valor mínimo de R$ 468 e máximo de R$ 702, as lojinhas podem variar de R$ 204 a R$ 308”,explicam.

Segundo a empresa, o valor da locação pode mudar em função da localização do espaço, do tipo do comércio exercido pelo lojista e, principalmente, da quantidade de usuários que circulam pela estação.

“As estações com maior valor previsto para concessão são aquelas com melhor localização e inserção urbana, agregação de áreas afins, tipo de comércio mais atrativo e maior disponibilidade de infraestrutura no local”, explica a Secretaria.

Preços (m2)
Estação Estande promocional com vendas Estande comercial Loja Quiosque

Para quiosques e estandes promocionais de venda, o espaço mínimo deve ser de 4 m². Já para lojas comerciais, de 20 m².
* Os valores de locação dos espaços localizados nas estações da linha 4 – amarela não foram informados pela ViaQuatro
Fonte: STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos)

Ana Rosa R$ 894 R$ 397 R$ 308 R$ 702
Barra Funda R$ 894 R$ 397 R$ 308 R$ 702
Itaquera R$ 894 R$ 377 R$ 283 R$ 655
Jabaquara R$ 894 R$ 377 R$ 283 R$ 655
Luz R$ 894 R$ 397 R$ 308 R$ 702
R$ 894 R$ 397 R$ 308 R$ 702
Paraíso R$ 894 R$ 397 R$ 308 R$ 702
Tatuapé R$ 894 R$ 397 R$ 308 R$ 702

Como contratar
Para conseguir um espaço comercial, os empreendedores interessados devem participar primeiramente de uma licitação. Os editais para a locação de lojas, terrenos e espaços comerciais costumam ficar à disposição dos empreendedores no site do Metrô e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

“Na licitação, o valor final é fechado no lance vencedor, portanto, não há como determinar um valor máximo”, detalha a Companhia que afirma que a contratação realizada por licitação tem o período de vigência de cinco anos e a autorização empregada para ocupação temporária dos espaços, de 180 dias.

Para ter mais detalhes dos valores praticados para a emissão da autorização de uso, consulte a tabela de preços do regulamento Recempe (Regulamento para Exploração de Áreas de Propriedade da Companhia do Metrô, destinadas à Realização de Ações Promocionais, Comerciais e de Serviços Mediante Credenciamento), que encontra-se no site do Metrô.

Em aberto
No momento, um edital para a locação de um terreno na Rua Domingos de Moraes, 2026 (trecho: Vila Mariana-Santa Cruz) encontra-se à disposição de quem tiver interesse em em abrir um espaço comercial.