Em minhas-financas / turismo

Brasileiros e outros turistas terão que pagar taxa para entrar em países da Europa

Além do pagamento da taxa, os turistas terão que inserir seus dados em um site específico e ainda não criado para ampliar a segurança de quem entra nos países da União Europeia 

Novo passaporte
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

SÃO PAULO – Os turistas e profissionais de países que são isentos de visto para entrar na União Europeia, entre eles o Brasil terão que pagar uma taxa para poder entrar nos países do bloco. Se trata de um “imposto” de 7 euros regulamentado pelo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, aprovado nesta quarta-feira (25). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Além do pagamento da taxa, os turistas terão que inserir seus dados em um site específico e ainda não criado. Esse cadastro será imprescindível para a entrada nos países da UE e dispensam a necessidade de um visto.

A proposta tem como objetivo ampliar a segurança e identificar em maior número quem viaja por companhias aéreas para a Europa, evitando o trânsito de terroristas. Os passageiros que estiverem listados por suspeita de terrorismo ou que representarem risco à saúde pública não terão sua entrada permitida.

Os Estados Unidos já têm sistema igual, que “ficha” todos os passageiros que entram no país.

Ainda não existe uma data definida para que a cobrança entre em vigor. Sabe-se, por enquanto, que o cadastro e a taxa terão de ser feitos a cada viagem para a União Europeia.

Quer realizar a viagem dos seus sonhos? Invista seu dinheiro. Clique aqui e abra sua conta da XP

Contato