Em minhas-financas / turismo

Portugal foi o país europeu que mais concedeu cidadania a brasileiros em 2016; saiba como conseguir a sua

Pesquisa foi realizada pelo Gabinete de Estatística da União Europeia (Eurostat)

Portugal - Lisboa
(Shutterstock.com)

SÃO PAULO - O país europeu que mais concedeu cidadania a brasileiros em 2016 foi Portugal, de acordo com um levantamento realizado pelo Gabinete de Estatística da União Europeia, o Eurostat. No período, 36,3% dos pedidos feitos por brasileiros foram para a nacionalidade lusitana, totalizando 8 mil cidadãos. 

Segundo o órgão, dos mais de 955 mil pedidos de nacionalidade feitos para algum país da União Europeia no período, 21,5 mil das solicitações foram de brasileiros - fazendo com que o Brasil ocupasse o 10º lugar entre os países que mais pediram nacionalidade a países da UE. Em primeiro lugar ficou Marrocos, com 101.100 naturalizações no bloco, seguido da Albânia (67.500) e da Índia (41.700). 

Além de Portugal, os países que mais concederam nacionalidades europeias a brasileiros foram Itália (27%) e Espanha (15,4%). Já no ranking geral, a Itália foi o país da União Europeia que mais concedeu cidadania a estrangeiros: 201.591. Em seguida aparecem Espanha (150.944) e Reino Unido (149.372). 

Como conseguir a cidadania portuguesa?

São diversas as formas de um cidadão brasileiro conseguir se naturalizar português. De acordo com o Consulado de Portugal em São Paulo, a nacionalidade lusitana pode ser obtida por filhos, netos, cônjuges e companheiros de cidadãos portugueses.

Há ainda, as opções de companheiros de portugueses que vivam há mais de três anos em união estável com nacional português, como também, residentes legais há mais de seis anos em Portugal.

Gilberto Jordan, CEO do Grupo André Jordan, de empreendimentos em Portugal, conta que uma das formas mais comuns de brasileiros morarem no país tem sido através do “Golden Visa”, que consiste na compra de um imóvel no valor de 500 mil euros e garante a cidadania portuguesa.

O empresário explica que o número de estudantes brasileiros em Portugal duplicou, e com o crescimento da economia, o país está com uma grande demanda por profissionais como engenheiros, médicos, dentistas, arquitetos, administradores e publicitários.

Quer ter mais dinheiro para morar em Portugal? Invista. Abra uma conta na XP

Contato