Em minhas-financas / turismo

Confira 8 dicas para alugar um imóvel de temporada

Saiba onde ficar atento na hora de alugar um imóvel para as férias, de acordo com o site AlugueTemporada, para não ter dor de cabeça

casa na praia - Ilha Grande - viagem
(Thinkstock)

SÃO PAULO - O fim do ano se aproxima e é nessa época que muitas famílias procuram casas de veraneio para alugar e curtir as férias ou o feriado prolongado.

E para que os tão esperados dias de descanso não se transformem em dor de cabeça, alguns cuidados devem ser tomados nesse tipo de negociação.

Veja a seguir as dicas do presidente do site AlugueTemporada, Nicholas Spitzman, para a locação de um imóvel de temporada:

1 - Procure com antecedência: quanto mais cedo os viajantes iniciarem as buscas pelo local de hospedagem, mais opções disponíveis terão.

2 -  Desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado: pode ser sinal de que o imóvel tem algum problema.

3 - Valorize a indicação de terceiros: se algum parente ou amigo já alugou o imóvel e o recomenda, a probabilidade de dar tudo certo é muito maior. Ainda assim, se possível, faça uma visita para conhecer o estado real do imóvel, inclusive de móveis e utensílios.

4 - Procure imóveis em sites confiáveis: você pode saber se o site é confiável checando o tempo de estrada que a empresa tem e se existe uma central de atendimento ao consumidor. Além do AlugueTemporada (www.aluguetemporada.com.br), no site zapimóveis também é possível encontrar imóveis para a temporada (www.zap.com.br/aluguel-temporada).

5 -  Analise comentários recentes: também é válido certificar os comentários de quem já alugou o imóvel, para saber se as fotos correspondem de fato ao lugar, se o proprietário é confiável e se a casa é limpa e/ou equipada.

6 - Contrato é imprescindível: mesmo sendo uma locação para um período curto, é importante elaborar um contrato, onde devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o valor a ser pago, a forma de pagamento, eventuais multas no caso de atraso, depredação ou desistência de uma das partes, o número de pessoas que vão se hospedar e a descrição dos utensílios, eletrodomésticos e eletrônicos à disposição do locatário. O documento deve ainda especificar quem ficará responsável pelo pagamento das contas durante o período de locação. 

8 - Fotos do imóvel:  guarde as fotos da casa enviadas pelo proprietário na hora do contrato. Se houver muita diferença, você terá documentos para reclamar.

Contato