Turistas brasileiros no exterior irão receber SMS com números dos consulados

A iniciativa é uma parceria entre a Anatel e o Ministério das Relações Exteriores com colaboração das operadoras Oi, Claro, TIM e Vivo
Por Welington Vital de Oliveira  
a a a

SÃO PAULO – A partir desta quinta-feira (5) os turistas brasileiros receberão um SMS com os números dos consulados brasileiros ao chegar no destino.

A iniciativa é uma parceria entre a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Ministério das Relações Exteriores  com a colaboração das prestadoras de telefonia móvel Claro, TIM, Oi e Vivo.

O projeto-piloto chamado "SMS de boas vindas" é uma tentativa de facilitar o contato dos cidadãos brasileiros, em casos de emergência, com os consulados dos países visitados.

Os primeiros a receberem a mensagem serão os brasileiros que forem para Portugal e Espanha. Após avaliação dos órgãos envolvidos no projeto, o projeto será implementado em outros destinos.

As representações brasileiras nesses países realizarão monitoramento sobre a quantidade de chamadas para os consulados, de modo a avaliar a efetividade do projeto-piloto.

As centrais de atendimento das prestadoras de telefonia móvel e da Anatel estão preparadas para dar orientações aos usuários sobre o projeto.

Mensagens
As mensagens terão o seguinte conteúdo:

  • Espanha “Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada.”
  •  Portugal “Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada.”

 

 

Deixe seu comentário