Confira 4 cuidados que você deve tomar antes de pagar contas pelo celular

Especialista lista dicas para quem quer aderir à nova tecnologia e quais cuidados devem ser tomados na hora de fazer compras ou pagar contas pelo celular

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Com a correria do dia a dia, os meios de pagamentos por smartphones estão cada vez mais populares.

Com a popularização dessas formas de pagamentos, é comum surgirem dúvidas sobre  egurança. “Apesar do celular ser um dos meios de pagamentos mais seguros do mercado, alguns cuidados básicos devem ser tomados a fim de se evitar fraudes e vazamentos de informações sigilosas”, afirmou o especialista em mobile payment e sócio da empresa de pagamentos móveis Pagtel, Felipe Lessa.

O especialista ainda listou algumas dicas para quem quer aderir à essa nova tecnologia e quais cuidados devem ser tomados na hora de fazer compras ou pagar contas:

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1. Procure por empresas com certificações de segurança
Certificações como o PCI DSS, selo internacional de segurança exigido pela Visa e Mastercard para empresas que trafegam dados de cartões de crédito, garantem credibilidade à prestadora do serviço. Pois, para obter tais selos, a empresa deve passar por uma série de verificações de normas de condutas e controles de qualidade e segurança.

2. Criptografia
Uma das formas mais seguras de transmissão de dados, a criptografia transforma os dados sigilosos de sua forma original para outra ilegível, para que possa ser conhecida apenas pelo destinatário. É a mesma tecnologia utilizada por bancos para internet banking, por exemplo.

3. Prefira empresas que tenham comprovantes instantâneos
Empresas e serviços que geram comprovantes imediatamente, como SMS s e e-mail, tendem a ter uma camada extra de segurança.

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4. Consulte periodicamente seus extratos
Mesmo tomando as precauções acima, vale criar o hábito de checar periodicamente as faturas do seu cartão de crédito. Ao acompanhar os lançamentos em sua conta, dificilmente uma compra não autorizada irá passar despercebida.

Caso haja alguma irregularidade, entre em contato com seu banco e não pague a fatura até que a situação tenha sido regularizada.