Com greve, prefeito de São Paulo decreta estado de emergência

Bruno Covas publicou decreto pelo excesso de protestos

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decretou estado de emergência nesta sexta-feira (25) por excesso de protestos de caminhoneiros na cidade. Com isso, a cidade fica autorizada a apreender combustível de postos privados e fazer compras sem licitação para garantir serviços essenciais na cidade.

“Caso continue a situação de desabastecimento provocado pelas manifestações, pode haver decretação de feriado municipal”, escreve a nota. O estado de emergência pode evoluir para estado de calamidade pública.  

Será formado um comitê de crise que vai avaliar e tomar as medidas necessárias. Participam o prefeito e os secretários de Justiça, Governo, Comunicação, Fazenda, Segurança Urbana, Procurador Geral do Município.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dentre as medidas a serem adotadas estão a suspensão de serviços administrativos não essenciais com vistas à economia de combustível.

A cidade já está com funcionamento de transporte público prejudicado e sem coleta de lixo. Postos de gasolina relatam estar totalmente sem combustível e há filas nos que ainda têm. 

Na Régis Bittencourt, onde caminhoneiros estão parados na altura do km 280, apenas uma faixa está aberta. O congestionamento é intenso e fez com que São Lourenço da Serra decretasse calamidade pública. 

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira, uma liminar obrigou grevistas a suspenderem atos que impeçam o abastecimento de combustível para os serviços essenciais. A Prefeitura disse estar empenhada em fazer esta liminar valer com apio da PM. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney