Consumidores esperam inflação de 7,2% em 12 meses

O resultado representa uma estabilidade em relação a julho, quando as famílias também apontavam, em média, alta de 7,2% nos preços no período à frente

Estadão Conteúdo

Publicidade

A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses atingiu 7,2% em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 22, que divulgou o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. O resultado representa uma estabilidade em relação a julho, quando as famílias também apontavam, em média, alta de 7,2% nos preços no período à frente.

“Embora os itens que mais afetam a formação das expectativas tenham desacelerado nos últimos meses, como a alimentação, a incerteza com relação aos aumentos programados de itens administrados para o próximo ano contribuem para a resiliência das expectativas da inflação pelos consumidores”, diz a instituição em nota.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014, as informações passaram a ser anunciadas separadamente.

Tópicos relacionados