Mantega promete gasolina mais barata no meio do ano

O ministro da fazenda acredita que isso ocorrerá pelo aumento da produção do etanol, daqui dois meses.

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Em um momento em que a Petrobras e os produtores de etanol pedem pela elevação do preço da gasolina, Guido Mantega prometeu baixá-la ainda mais na metade do ano. O ministro da fazenda acredita que isso ocorrerá pelo aumento da produção do etanol, daqui dois meses. 

Esse aumento deverá baratear o etanol e ajudar a baratear a gasolina – que é 25% composta deste tipo de álcool, acredita o ministro. “Isso vai acontecer entre maio e junho. Nós teremos o menos preço de etanol e portanto o menor preço de gasolina”, disse ao Estadão.

Isso deverá segurar um pouco a inflação, que continua bastante acima do centro da meta imposta pelo Banco Central. Em ano de eleição, dificilmente teremos uma alta do preço do combustível acentuada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para abaixar ainda mais, é possível que o governo venha a elevar a quantidade de etanol na gasolina. “”Sempre é possível, mas nesse momento não estamos cogitando. Hoje a mistura é de 25% e nós agora estamos num período em que o etanol aumenta sua produção. Estamos começando a safra (de cana de açúcar) e quando entrar essa safra vai reduzir o preço do etanol e também dos combustíveis”, terminou.