Preços global dos alimentos recuaram 1,3% em janeiro

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, trata-se da primeira queda em três meses

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O preço global dos alimentos recuou 1,3% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado. Frente ao mesmo período de 2013, a queda foi de 4,4%.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), trata-se da primeira queda em três meses, isso porque a queda nos preços dos cereais, do açúcar, das oleaginosas e da carne foi maior do que os aumentos nos valores dos lacticínios.

“Observamos que os preços estão mais baixos devido a abundante oferta, uma forte recuperação na procura, e ainda um aumento das importações da Ásia, pode limitar esta descida”, afirmou o economista da FAO, Abdolreza Abbassian.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Óleos e açúcar
O levantamento disse ainda que os óleos vegetais e o açúcar caíram 5,6% e 3,8% respectivamente. Já as colheitas recorde nos cereais alimentaram a queda dos preços, que diminuíram 1,6% em relação a dezembro e cerca de 23% em relação a janeiro de 2013. Mesmo os preços da carne, que tinham subido nos últimos meses, diminuíram ligeiramente em janeiro.

“A única exceção notável foi o aumento dos preços nos laticínios, que registaram um crescimento de 1,3% em janeiro, atingindo os 267,7 pontos. Isso foi o resultado de uma forte procura, especialmente por parte da China, do norte da África, do Médio Oriente e da Rússia”, afirmou Michael Griffin, especialista da FAO no mercado de lacticínios e pecuária.

Tópicos relacionados