Preços dos alimentos recuaram 1,1% em janeiro

A baixa foi influenciada pela queda dos preços das frutas frente ao mesmo mês de dezembro, época em que estes alimentos atingem o pico

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Os preços dos alimentos tiveram queda de 1,10% em janeiro, segundo revelou o Índice de preços CEAGESP divulgado nesta quarta-feira (5).

A baixa foi influenciada pela queda dos preços das frutas frente ao mesmo mês de dezembro, época em que estes alimentos atingem o pico.

Pelos dados, o setor de Frutas fechou o mês com baixa de 2,95%. As principais quedas: abacate geada (-43,2%), uva niagara (-30,2%), figo (-29,1%), goiaba (-27,4%) e maracujá doce (-11,7%).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já os preços dos legumes e verduras tiveram alta, em legumes houve aumento de 0,29%. As principais altas: Pepino japonês (49,1%), chuchu (39,8%), berinjela (24,9%) e abobrinha italiana (20,9%).

As verduras subiram 1,58%, com alta de 25% do coentro, 20,8% de brócolos. Em seguida aparecem o repolho (17,8%)e alface americana (10,3%).

O setor de diversos caiu 2,38%. Já os pescados registraram elevação de 5,65%.

Continua depois da publicidade

Tendência
Em relação ao mês de fevereiro, o levantamento afirma que não há dúvidas que os preços das frutas, legumes e verduras vão apresentar elevação em fevereiro. “Do lado da oferta, as condições climáticas, calor e intensidade de chuvas, vão determinar o grau das perdas em volumes e qualidade. E do lado da demanda, o consumo aquecido deverá contribuir par as majorações.”

Tópicos relacionados