Preços do e-commerce registram inflação menor em maio

O índice aponta que em maio registrou a quarta alta do ano, que acumula nestes cinco primeiros meses inflação de 5,35%

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Em maio, os preços dos produtos ofertados no comércio eletrônico apresentaram inflação de 0,68%, uma queda de 0,79 p.p. em relação ao mês anterior, quando apresentou inflação de 1,47% e queda de 1,52 p.p. em relação a maio de 2012, quando se observou 2,20%. As informações são do índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), que monitora as variações dos preços de produtos ofertados on-line.

O índice aponta que a alta em maio já é a quarta do ano, que acumula nestes cinco primeiros meses inflação de 5,35%. Na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura deflação de -1,42%, representando aumento de 4,31 p.p. em relação a igual período do ano anterior (quando o percentual observado era de -5,73%).

“Já há sinais de redução de crescimento nos preços por conta do efeito de regressão à média, medidas do governo como aumento da taxa de juros para conter a inflação, além do arrefecimento causado pela perda de poder aquisitivo causado pela inflação e maior dificuldade com a obtenção de crédito”, comenta o presidente do conselho do PROVAR, Claudio Felisoni.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Produtos
Cinco categorias influenciaram o resultado de alta registrada em maio: “Brinquedos” (0,47%); “Medicamentos” (0,22%); “Perfumes e cosméticos” (0,22%); “CDs e DVDs” (0,12%) e “Cine e fotos” (0,05%). Já as categorias que apresentaram deflação no período foram “Informática” (-0,12%); “Telefonia e celulares” (-0,09%); “Eletroeletrônicos” (-0,09%); “Livros” (-0,08%) e “Eletrodomésticos” (-0,03%).

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.