ANS suspende a venda de 150 planos de saúde de 41 operadoras

A suspensão ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (18) e valerá por três meses

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde) decidiu suspender a venda de 150 planos de saúde de 41 operadoras em todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira (18). A medida faz parte do 7º ciclo de monitoramento de garantia de atendimento dos planos, divulgado nesta quarta-feira (13).

De acordo com a agência, as operadoras descumpriram prazos e apresentaram problemas de cobertura. A suspensão valerá por três meses, até o anúncio do próximo ciclo de monitoramento, em fevereiro. De 19 de junho a 18 de setembro deste ano, a ANS recebeu 15.158 reclamações sobre 516 operadoras de planos de saúde.

“Estas medidas preventivas têm servido para produzirmos o efeito pedagógico e disciplinar necessários junto às operadoras” disse o diretor-presidente da ANS, André Longo. “A ANS entende que o consumidor merece mais qualidade no atendimento e hoje encontra na Agência mais respaldo a seus direitos”. Ao todo, 36 planos de 7 operadoras que solucionaram totalmente seus problemas assistenciais estão sendo reativados neste ciclo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Monitoramento
Para avaliar os planos quanto à garantia de atendimento, a ANS monitora todas as operadoras, independentemente de seu porte, e utiliza as reclamações dos consumidores analisadas e definidas como procedentes. A partir das reclamações, a operadora tem cinco dias úteis para responder às notificações recebidas. Na sequência, o consumidor pode se manifestar em 10 dias úteis, sobre a solução ou não de seu problema. Hoje, a cada cinco reclamações recebidas, quatro são solucionadas por mediação de conflito. 

A relação de todos os planos suspensos e os que voltam a ser comercializados neste ciclo está no site da ANS, no endereço: http://www.ans.gov.br/espaco-da-qualidade/planos-suspensos.