Em minhas-financas / planeje-suas-financas

5 passos para conseguir renda extra com sucesso e consistência

Fazer "bicos" sem planejamento pode ser má ideia  

SÃO PAULO – Complementar o orçamento como freelancer através dos famosos “bicos” é um ato que se torna ainda mais comum em fases de alto desemprego. A consistência dessa renda extra, porém, não vem do dia para a noite e depende de disciplina e planejamento.

"O Bico não é um passatempo ou uma brincadeira, alguns cuidados são essenciais para que seja possível expandir a base de clientes e ter faturamento recorrente com o trabalho", acredita Kleber Costa, CEO do Bicos.com.br, plataforma que conecta profissionais autônomos e pessoas que buscam por serviços nos moldes de freela.

Para ele, a profissionalização do “bico” depende especialmente de 5 passos a serem tomados pelo prestador de serviços. São eles:

1 - Delimite suas capacidades
“Na ânsia de ampliar o campo de trabalho, muita gente se propõe a fazer um grande número de tarefas – o famoso ‘faz-tudo’”, diz. O problema é que isso passa a impressão errada. “Independentemente da capacidade de desempenhar essas funções, a impressão é de que quem tudo faz, não faz nada muito bem. Nesse caso, o ideal é se limitar a, no máximo, três tipos de serviços”, recomenda Costa.

2 - Capriche na apresentação
Vender-se como uma marca é estratégia para atrair mais clientes, independentemente do local onde seu serviço será apresentado. Para o CEO, fotos bem enquadradas e com boa resolução, descrição sucinta do trabalho e dados atualizados de contato são essenciais ao cadastrar-se em uma plataforma on-line. Basicamente, atenção à vitrine.

3 – Atenção às burocracias
Organização é essencial. Orçamentos devem ser detalhados – com discriminação de custos entre mão-de-obra e material, por exemplo – e enviados em tempo hábil aos clientes interessados. Uma dica importante também é formalizar o bico como MEI (Microempreendedor Individual) ou emitir RPA (Recibo de Pagamento Autônomo). Da mesma forma, é essencial manter um controle financeiro de suas receitas e despesas.

4 – Atendimento com respeito
Na hora de atender o cliente, é importante se apresentar de maneira adequada, tanto em gestos e falas como na aparência. “Para um homem que atenda uma mulher sozinha, essa dica vale em dobro: não faça nada que a coloque em uma situação desconfortável”, indica o especialista.

5 – Peça feedbacks
Conseguir mais trabalhos depende de saber oferecer o melhor de si. É importante entender quais são seus pontos fortes e fracos e corrigir o que for necessário para a próxima vez. “Sempre chamamos a atenção dos usuários da plataforma para a importância de avaliar os profissionais contratados. Isso ajuda a criar uma boa reputação e a ampliar a base de clientes”, diz Costa.

Dinheiro na internet
(Shutterstock)

Contato