Psicólogo financeiro revela melhor estratégia para resolver os problemas com dinheiro

Crenças inconscientes que você tem impulsionam seu comportamento financeiro

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Se você enfrenta problemas com a administração das suas finanças, possivelmente está errando em dois quesitos: está gastando muito e economizando pouco.

De acordo com o que o psicólogo financeiro Brad Klontz disse ao Business Insider, o catalisador desses dois problemas não é exatamente a sua falta de capacidade em lidar com dinheiro, mas as crenças inconscientes que tem e que impulsionam seu comportamento financeiro.

Segundo ele, muitos desses comportamentos e crenças são decorrentes de hábitos e ideias dos pais. Depois de desenvolver um estudo com milhares de pessoas, Klontz concluiu que a maioria das crenças comuns que temos “estão associadas a resultados financeiros correspondentes, como renda mais baixa, menor patrimônio líquido e comportamentos financeiros ruins”, explica.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dessa maneira, o psicólogo afirma que a estratégia fundamental é que você reflita sobre suas crenças financeiras, da onde elas vêm e como podem estar atrapalhando seu desenvolvimento com o dinheiro.

Segundo ele, algumas perguntas podem ajudar você: Quais são três coisas que seus pais ensinaram para você sobre dinheiro? Qual é a sua primeira memória relacionada com dinheiro? Qual é a sua pior experiência com dinheiro?

Uma vez que identificamos da onde vêm nossas crenças sobre dinheiro e como elas estão relacionados aos nossos problemas financeiros, podemos começar a desmontar tudo aquilo que estiver dando errado na forma de manejar o dinheiro e reformular nossas atitudes e comportamentos, disse Klontz. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.