4 erros dos pais que afastam os filhos do sucesso financeiro

É impossível garantir que você está guiando as crianças em direção ao sucesso financeiro, mas você pode ao menos evitar alguns erros que podem inviabilizar esse caminho

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Tudo aquilo que os pais ensinam para os filhos sobre o dinheiro vai se traduzir em decisões financeiras boas ou ruins quando eles forem adultos. E enquanto é impossível garantir que você está guiando as crianças em direção ao sucesso financeiro, você pode ao menos evitar alguns erros que podem inviabilizar esse caminho.

Assim, o site Business Insider elencou alguns erros que os pais cometem que podem ter um impacto negativo na forma como seus filhos vão lidar com o dinheiro quando forem adultos. Confira os erros que muitos pais cometem e como evitá-los, segundo Scott Moffitt, planejador financeiro e Meri Wallace, terapeuta da criança e da família, consultados pelo site:

1. Ser um modelo negativo para os filhos

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Moffitt, a primeira coisa que os pais devem ser é um exemplo positivo para as crianças, quando se trata de serem adultos financeiramente responsáveis. “É importante que os pais compreendam que, quer pretendam ser modelos ou não, as crianças vêem tudo o que fazem”, afirmou.

“Os pais que gastam muito, gastam sempre ou têm muitas dívidas não demonstram como ter um orçamento ou trabalhar com dinheiro”, complementou Wallace. Então, ao invés de tentar esconder seus hábitos excessivos, considere a contenção para o bem de seus filhos (e o seu).

2. Nunca dizer “não” aos seus filhos

Continua depois da publicidade

Alguns pais sentem que não podem dizer “não” a seus filhos. Talvez porque eles estejam sempre trabalhando ou viajando e se sentem culpados. Ou porque durante sua infância não puderam ter muitas regalias e agora não querem que seus filhos tenham a mesma experiência.

Mas ao darem tudo o que os filhos pedem, esses pais demonstram que para tudo o que a criança quiser, basta pedir a eles, disse Wallace. Essa lógica vale pra tudo, desde um brinquedo quando o filho é pequeno até ajuda financeira quando a o filho for mais velho.

“Às vezes você apenas tem que dizer não “, Moffit explica. “Pode ser difícil como um pai, mas é necessário”. É importante educar e moldar seus filhos para que se tornem adultos financeiramente responsáveis.

3. Não ser sincero com os filhos em relação às finanças da família

Os especialistas explicam que é uma boa idéia compartilhar com as crianças alguns detalhes sobre o orçamento familiar. Obviamente, você não deve dizer tudo, porque muitas vezes eles ainda não têm maturidade para entender. No entanto, algumas informações podem ajudá-los a entender por que eles podem ou não ter tudo o que querem.

Moffitt acredita que a maioria dos pais não estão dando a seus filhos esse tipo de visão sobre o orçamento familiar. “Devemos ensinar as crianças ainda quando novas como gerenciar dinheiro e ser financeiramente responsável”, afirma.

4. Não deixar os filhos administrarem o próprio dinheiro

O planejador financeiro aconselha que os adolescentes tenham um cartão de débito e crédito com limite baixo, para entrarem em contato com a responsabilidade financeira. “Dê a oportunidade a eles de uma forma controlada, de tal forma que, quando eles assumirem de fato a vida financeira pessoal não será sua primeira experiência”, explica.

Wallace recomenda dar a crianças a responsasbilidade financeira de acordo com a idade. Quando eles expressam que querem algo novo, como um tênis, por exemplo, incentive a economia do dinheiro. “É sua responsabilidade ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro”, finaliza o terapeuta familiar.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.