Os bancos com mais reclamações no bimestre, segundo o BC

Caixa Econômica Federal lidera novamente a lista que abrange setembro e outubro

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central brasileiro divulgou a lista das instituições financeiras com mais reclamações nos últimos dois meses, dentre aquelas que possuem mais de 4 milhões de clientes. Mais uma vez, a Caixa Econômica Federal lidera, com índice de 17,20.

Para montar a lista, o BC usa o número de reclamações reguladas procedentes, dividido pelo número pelos clientes de cada instituição financeira e multiplicado por 1 milhão. Isso gera o Índice de cada uma.

Dentre as mais de 1400 reclamações procedentes relacionadas à Caixa, a categoria que abrange “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito” se destacou, bem como débitos em conta de depósito não autorizados pelo cliente.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com 1362 reclamações e índice em 14,59, o Bradesco apareceu na segunda posição do ranking. O resultado, embora melhor que o relativo ao bimestre anterior (15,75 pontos), fez com que o Santander caísse da segunda posição para a terceira, com 12,96pontos agora ante 15,86 pontos em julho e agosto.

Confira a tabela do BC abaixo:

Instituição Índice Reclamações Clientes
1. Caixa Econômica Federal 17,20 1481 82.408.979
2. Bradesco 14,59  1362  93.303.199 
3. Santander 12,96  476  36.728.267 
4. Itaú
11,08 
753 67.923.110
5. BB 10,86 643 59.193.165 
6. Votorantim 6,90 29 4.202.502 
7. Banrisul 5,48 24 4.371.622 
8. Midway S.A 1,96 12 6.095.877 
9. Pernambucanas 0,47 2 4.199.493 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney