6 das coisas mais estranhas que pessoas já fizeram para economizar

Em que momento deixa de ser consumo responsável para ficar exagerado?

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A empresa de serviços financeiros norte-americana Bankrate perguntou a seus clientes quais foram as situações mais loucas pelas quais eles já passaram para conseguir juntar dinheiro. As respostas foram muito além de juntar moedas ou cortar o cafezinho no fim do dia.

Compiladas e publicadas pelo Business Insider, as medidas mais inusitadas – e bem-sucedidas – são listadas abaixo. Confira:

1. Parar de comprar de uma vez

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma das clientes da companhia disse que simplesmente parou de comprar alimentos e, com isso, passou a se alimentar muito menos. “Eu também limitei todos os outros tipos de compras e como havia estocado itens nos últimos anos, consegui viver dos itens que havia guardado”, disse. Seu segredo foi “estocar antes e economizar depois”.

2. Roubar condimentos de restaurantes

Durante o período em que economizava para comprar uma casa, um casal disse que pegava mostarda, maionese e ketchup das lanchonetes que frequentava e levava para casa. “Além disso, nunca pedíamos bebida e sempre pedíamos a comida para comer em casa”, dizia o depoimento.

Continua depois da publicidade

3. Pegar coisas do lixo

Para manter o hobby de fazer trabalhos manuais com flores artificiais, uma das autoras de depoimentos ia a cemitérios buscar material em latas de lixo.

4. Procurar bolas de glofe usadas na grama

Tendo um filho que joga golfe e precisando economizar, um pai decidiu buscar bolas em campos onde o menino praticava o esporte. De acordo com ele, além de economizar cerca de US$ 45 por dúzia, ainda era possível vender algumas.

5. Pagar uma viagem com dinheiro de cigarros

Embora não seja exatamente uma forma inusitada de guardar dinheiro, um casal guardou tanto dinheiro depois de parar de fumar que conseguiu pagar uma viagem para Londres. Todas as noites, o dinheiro que teriam gasto em cigarros ia para uma caixinha na cabeceira.

6. Comer salsichas armazenadas em garrafas térmicas

Uma família que viajava muito para ver os três filhos competirem esportivamente levava os almoços em recipientes térmicos – normalmente, pão, salsicha e os demais componentes de cachorros-quentes.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney