10 formas de ganhar dinheiro na internet

A internet oferece inúmeras possibilidades de aumentar sua renda, seja qual for sua experiência profissional

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Aposentados, desempregados, estudantes ou mesmo pessoas que precisam de um dinheiro extra podem ganhar dinheiro sem sair de casa e fazendo seus próprios horários. A internet oferece inúmeras possibilidades de aumentar sua renda, seja qual for sua experiência profissional e de vida.

Com a ajuda de sites especializados, listamos algumas das formas mais comuns e eficientes de aumentar rendimentos sem sair de casa.

1. Venda as suas coisas

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pode parecer óbvio a priori, mas quando foi a última vez que você de fato separou coisas que não usa em bom estado para revender na internet? É possível usar sites de revenda para lucrar com roupas, livros, móveis, aquele instrumento musical que você nunca aprendeu a tocar, entre outros. A dica principal é sempre tirar boas fotos dos produtos.

Caso tenha habilidades manuais, uma boa ideia é fazer seus próprios produtos e vender em um desses sites ou em uma plataforma própria.

2. Revenda

Continua depois da publicidade

Caso queira escalar essa operação, é possível buscar itens com grandes descontos para revender online – ou mesmo virar revendedor de uma marca.

No primeiro caso, aposte em sites de leilões ou de importações. Caso possível, tente revender a um valor mais alto do que pagou, mas ainda menor que o normalmente encontrado no mercado.

3. Crie um blog

Embora nem sempre traga retorno imediato, um blog é uma forma honesta de ganhar dinheiro na internet e de melhorar a sua imagem perante o mercado de trabalho. Se o conteúdo da página for bom, você provavelmente ganhará pontos para qualquer posição que tente no futuro.

O importante é escolher o assunto com o qual mais se identifica, pesquisar e escrever com uma boa periodicidade. Atraindo visitantes, o blog atrai anúncios e gera renda.

Quando houver um número razoável de visitantes, use ferramentas como o Google Adsense e o Media.net para inserir banners na página e ganhar por cliques.

4. YouTube

Já completamente diferente de ter um blog, ser um YouTuber pode render muito dinheiro. A premissa é similar: escolher um assunto do qual saiba falar e desenvolver uma linguagem atrativa.

Câmeras de boa qualidade estão cada vez mais baratas (muitas vezes, é possível criar bons vídeos até mesmo com o celular) e abrir a conta na plataforma em si custa literalmente nada.

O segredo é saber atrair o público e ter uma periodicidade pré-definida. Permitindo anúncios, o YouTube mesmo remunera seu conteúdo, e também é possível fechar pacotes com marcas que tenham a ver com a sua temática.

5. Escreva como freelancer

Entre em grupos de Facebook e listas de email para ficar por dentro de empresas que ofereçam oportunidades para redatores freelancer. Muitas oferecem oportunidades em conteúdo para sites, redes sociais e outros formatos.

Para vender suas habilidades neste caso, é interessante ter algum formato de portfólio. Vale textos que tenha escrito para outro lugar ou até mesmo conteúdo publicado no LinkedIn, por exemplo.

6. Venda fotos

Se levar mais jeito com a câmera do que com o teclado, há bancos de imagens que compram boas fotos de seus usuários. Algumas opções são Fotolia, Shutterstock, Dreamstime e iStock.

Nesse caso, pode ser necessário investir em um equipamento fotográfico semiprofissional e aprender a editar imagens.

7. Catering

Um pouco mais trabalhoso, o serviço de catering é para quem gosta de cozinhar e tem habilidades gastronômicas.

Trata-se da criação de uma plataforma para fornecer refeições a terceiros: alguém contrata a mão de obra para uma ocasião específica e você providencia a alimentação. Com o tempo, vale especializar seu cardápio e fidelizar clientes.

8. Pesquisas online

Pesquisas remuneradas são comuns entre grandes empresas que buscam traçar perfis de clientes. Há algumas dezenas de sites que remuneram usuários para responder questões relacionadas a essas marcas. Basta encontrar aquelas em cujos requisitos você se encaixe e responder o máximo possível.

9. Ensine

A economia de compartilhamento já chegou ao ensino a distância. Se você tiver conhecimento o suficiente sobre um assunto para ensina-lo a outras pessoas, cadastre-se em sites como o Beved, Weeazy e Learncafe para monetizar seu tempo usando a educação.

10. Empresa própria

Empreendedores podem começar o negócio dos seus sonhos através da internet. Seja qual for sua área de atuação neste caso, invista em um bom site e em publicidade eletrônica para atrair clientes e escalar o negócio. Vale tudo: produtos, serviços, consultorias ou o que mais você achar que pode render.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney