Dificuldades para guardar dinheiro? Especialistas explicam como e por onde começar

"No princípio pode parecer irrelevante", mas não importa. “A ideia é criar um novo hábito”, diz CEO

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Guardar dinheiro pode ser um hábito difícil para muitas pessoas, mas que a longo prazo faz muita diferença na vida financeira. O site Business Insider elencou dicas de como começar a fazer uma poupança e direcionar seu dinheiro para cumprir objetivos pessoais.

Comece com pouco

Esse é o conselho de Mackey McNeill fundadora e CEO da Mackey Advisors, uma empresa de gestão de riqueza. “Se você nunca guardou nada e nem tem esse hábito, comece guardando $ 20 ou $ 30 por semana”, diz McNeill. “Escolha um valor que você consiga manter guardado”, finaliza.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois de fazer isso, a CEO aconselha a “colocar o dinheiro reservado para emergências em uma conta separada e manter o controle sobre ele”. Ela orienta a depois de três meses, considerar um aumento na quantia investida. Após mais três meses, aumentar o valor de novo e assim por diante.

“A razão pela qual as pessoas costumam não conseguir guardar dinheiro é que elas começam guardando muito e não conseguem manter”, afirma a CEO. “Começando com pouco, você vai se animando ao conquistar os objetivos e automaticamente vai conseguindo guardar cada vez mais. Assim, você vai se preparando para o sucesso, finaliza McNeill.

Recompense você mesmo quando conseguir guardar o dinheiro

Continua depois da publicidade

Estabeleça metas: se você se propuser a guardar $ 10 por semana, então quando chegar a $ 40 vá ao parque, compre um sorvete, algo simples e que te agrade como forma de incentivo. Não importa o que seja, mas algo que te faça bem, porque assim você cada vez mais vai querer continuar economizando.

Molde suas despesas

Uma coisa que provavelmente impede a maioria das pessoas de poupar mais é que pode não haver dinheiro suficiente para pagar o restante. Esse é o momento para que se existem despesas que poderiam ser facilmente cortadas ou dívidas de alto valor, serem excluídas do orçamento, seja cortando gastos supérfluos, seja pagando as dívidas antes de começar a economizar.

“Ao falar com os clientes que estão começando a montar um plano para economizar dinheiro, ou começando sua fase de acumulação, a primeira coisa que eu digo para fazer é pagar qualquer dívida com juros altos, como cartões de crédito “, diz Dan Milão, sócio-gerente de Cornerstone Financial Services LLC, uma empresa de gestão de riqueza em Birmingham, Michigan.

“Pagar a dívida de juro elevado é o primeiro passo para iniciar qualquer fase de acumulação “, diz ele. “Eu considero um plano de poupança, porque tudo o que você pagar, você está poupando dinheiro automaticamente”

McNeill observa que onde quer que você guarde dinheiro, “no princípio pode parecer irrelevante”, mas não importa. “A ideia é criar um novo hábito”, afirmou a CEO.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.