3 dicas para transformar o estresse em produtividade

Na verdade, um pouco de estresse pode aumentar o seu desempenho profissional

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Estresse é ruim, certo? Na verdade, não. Apesar de todas as advertências terríveis que você já ouviu, nem todo tipo de estresse é ruim para a sua saúde ou para sua produtividade. Na verdade, um pouco de estresse pode aumentar o seu desempenho profissional. Funciona como uma droga, dependendo da sua dosagem tem efeito positivo ou negativo.

Então, como você pode evitar overdoses de estresse de curto prazo ou dependência de estresse de longo prazo? Um blog Crew, especializado em dicas de produtividade profissional, explica como.

“Quando nosso cérebro se sente estressado, ele libera uma substância química chamada noradrenalina”, explica o colunista Jory Mackay. “Nós não funcionamos bem ou mal com este produto químico, mas, há um ponto quando se tem a quantidade certa de uma zona específica dessa substância que faz seu cérebro funcionar da forma mais produtiva”, diz Mackay.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para conseguirmos chegar perto de atingir esse ponto, em que o estresse não é de todo ruim, o blog traz algumas dicas para lidar com o “problema”.

1. Reformule suas atitudes

O estresse é dependente de sua atitude. Esperar a sensação física de estresse para você congelar de pânico, não é a melhor opção. Mas ver a excitação de seu corpo como uma preparação adequada para um desafio, é uma maneira de transformar seu cérebro em um potencializador de desempenho.

Continua depois da publicidade

Então da próxima vez, quando as palmas das mãos estiverem suando antes de uma grande apresentação, não diga a si mesmo: ” Eu estou estressado. Não vou conseguir”. Diga a si mesmo : “Eu estou empolgado para executar o meu melhor”. Tenha calma e reformule seus pensamentos direcionando-os para a superação do desafio.

2. Desafie seus pensamentos

O que faz o esqui tem a ver com o stress? Nossos pensamentos funcionam como uma pista de esqui. Cada vez que você pensa alguma coisa, ele deixa uma “trilha” em seu cérebro, tornando-o mais fácil ter o mesmo pensamento novamente. É por isso que reclamar de tudo é tão tóxico, e gratidão tão saudável. É um ciclo de auto-reforço.

Continua depois da publicidade

Por esta razão, “ao invés de deixar a sua auto-dúvida negativa correr solta, você precisa reconhecer quando você está indo por este caminho negativo e se parar”, diz Mackay.

Como? A escritora escritora Elizabeth Bernstein sugere que “escrever nossos pensamentos e identificar o que especificamente desencadeou a onda negativa”, ajuda. “Desafie seus pressupostos como um cientista iria desafiar uma hipótese”, afirma.

3. Enfrente seus desafios pessoais

Publicidade

O estresse pode parecer como um parafuso que você não tem controle sobre – um minuto você está parado lá calmamente revendo suas anoatações para o grande discurso, e, no próximo você está encharcado de suor e aparentemente sofrendo de amnésia de curto prazo.

Mas se você quiser usar o stress para a sua vantagem, você tem que virar essa página. Não pense no estresse como algo que controla você, mas como algo que você pode controlar e usar. Ao invés de ser um arma contra você, use como ferramenta para pontencializar suas qualidades e para isso é preciso coragem de enfrentar seus próprios desafios e dificuldades que possam aparecer. 

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.