Como se manter focado nas suas tarefas (quando procrastinação é seu nome do meio)

Estudos recentes mostram que o hábito de procrastinar amplia o estresse, reduz o desempenho e pode levar a problemas de saúde

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Procrastinação é um problema que afeta muita gente. Para a maioria das pessoas, ela aparece quando se está cansado ou entediado, mas para algumas procrastinar pode ser um vício que impacta diretamente na produtividade, tanto no trabalho como nos afazeres diários.

Pessoas que se encaixam nesta categoria evitam o dia todo o trabalho que está bem na frente delas, para ir para casa e trabalhar até tarde freneticamente tentando compensar o que poderia ter sido feito e terminado antes do jantar.

O colunista do site Inc., Travis Bradberry, autor do livro “Emotional Intelligence 2.0″ (Inteligência Emocional 2.0) explica que estudos recentes, feitos por psicólogos da Universidade americana Case Western Reserve, mostram que o hábito de procrastinar amplia o estresse, reduz o desempenho e pode levar a problemas de saúde.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, a procrastinação é alimentada por desculpas. Ou seja, não é possível superar esse hábito ruim e melhorar nossa saúde e produtividade se não superarmos os pensamentos negativos que nos levam a deixar tudo para depois.

Para auxiliar as pessoas que são cercadas por esse problema, Bradberry elencou uma lista de desculpas comuns que as pessoas usam para justificar a procrastinação e suas possíveis soluções.

1.“Eu não sei por onde começar”

Continua depois da publicidade

Muitas vezes nos vemos paralisados quando confrontados com tarefas difíceis. Nesse caso o que podemos fazer é iniciar o desafio em qualquer direção de forma rápida. Quando uma tarefa é particularmente difícil, você precisa de mais tempo para completá-la. Por isso, não faz sentido perder um tempo valioso, permitindo que a circunstância desafiadora lhe impeça de cumprir a tarefa.

O especialista diz que em casos como esse a chave é não permitir que o medo do todo lhe impeça de se envolver nas partes. Quando uma tarefa parecer muito difícil, basta dividi-la em partes. Quebrando sua tarefa em períodos mais curtos, é possível, antes que você perceba, realizar alguma coisa, e a tarefa passa de muito difícil para absolutamente factível.

2. “Me distraio com qualquer coisa”

Para a maioria das pessoas, começar em um grande projeto é um desafio. Tropeçamos em todos os tipos de tarefas menores e irrelevantes que nos distraem das atribuições reais. Responder e-mails, fazer chamadas, olhar as redes sociais, verificar notícias online. Qualquer coisa para não focarmos na tarefa principal.

Ser ocupado não é sinônimo de ser produtivo. Em casos como esse, Bradberry, orienta a fazer o exercício de pensar o que vai acontecer se você adiar essa tarefa. Distrações direcionam sua atenção para longe dessas consequências.

3. “É muito fácil”

Tarefas que são fáceis podem ser surpreendentemente perigosas, é fácil subestimar quanto tempo vai demorar para conclui-la. E depois, quando você realmente vai desenvolver a tarefa, você que falta tempo para completar o trabalho (ou ao menos, completa-lo bem).

A dica do especialista, aqui é, trazer essas tarefas muito fáceis para um quadro maior na sua vida, já que fazendo essas conexões você pode transforma-las em tarefas fundamentais para o todo. Quando um afazer é, aparentemente, insignificante e é feito de má vontade ou não é concluído, ele tem um efeito cascata que pode se estender muito.

4. “Eu não gosto”

Procrastinação não é sempre sobre uma tarefa ser muito fácil ou muito difícil. Às vezes, você simplesmente não quer fazer. Pode ser muito difícil de concluir uma tarefa em que você está desinteressado.

Infelizmente, não há nenhuma maneira infalível para ensinar a si mesmo a encontrar algo interessante, porque certas coisas nunca vão chamar a sua atenção. Ao invés de empurrar essas tarefas para baixo do tapete, criar uma regra que você não possa tocar qualquer outro projeto ou tarefa até que tenha terminado o que não te interessa é um caminho.

Trazendo a atenção plena a uma tarefa temida faz você dar uma nova perspectiva para a mesma.

5. “Eu acho que não consigo”

Você é atribuído de um novo projeto pelo seu supervisor. No entanto, você simplesmente não pode começar, por não conseguir esquecer os pensamentos anteriores de fracasso. Quando você procrastina, está deixando de acreditar em si mesmo. Preocupar-se com tudo o que poderia dar errado se você fracassar, não te ajuda em nada.

Você deve mudar sua mente em uma direção confiante, incidindo sobre todas as coisas positivas que vão acontecer quando você ter sucesso. Quando você acredita que pode fazer alguma coisa, e visualiza as coisas positivas que virão, você está se preparando para ter sucesso. 

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.