Número de contas correntes subiu 60% nos últimos 8 anos, diz BC

O diretor do BC defendeu a educação financeira como forma de contribuir para a cidadania e para a eficiência da economia

Estadão Conteúdo

Publicidade

O diretor de Administração e Relações Institucionais e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, salientou nesta quarta-feira, 4, que, nos últimos oito anos, o Brasil passou por grande transformação financeira e social. Nesse período, de acordo com ele, houve aumento do número de clientes de quase 45% no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o número de contas correntes subiu 60%.

“Reflexo disso, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de inclusão financeira entre países emergentes”, ressaltou. “Mas temos muito ainda que avançar”, continuou durante abertura do Fórum de Cidadania Financeira, realizado em Brasília. A previsão era que o presidente do BC, Alexandre Tombini, abrisse o evento, mas a programação mudou, Tombini cumpre agenda interna na instituição e Feltrim o substitui.

De acordo com o diretor, a capilaridade do SFN é um dos pilares do avanço do setor. Segundo ele, o internet banking foi primordial nas relações entre instituições e clientes, com um crescimento médio de 16% ao ano entre 2010 e 2014.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No ano passado, o uso da internet correspondeu a 39% de todas as transações financeiras realizadas no País. Agradecendo os patrocinadores, Feltrim destacou que parceria é palavra-chave para economia financeira.

Educação financeira
O diretor do BC defendeu a educação financeira como forma de contribuir para a cidadania e para a eficiência da economia. Segundo ele, as parcerias com setores público e privado são fundamentais para a promoção da cidadania financeira.

Feltrim também anunciou que o BC irá promover um prêmio para estimular pesquisas voltadas para economia e finanças. O regulamento, segundo ele, será publicado ainda nesta quarta-feira no site da instituição. “O premio será dado anualmente a trabalhos de alta qualidade técnica. O tema deste ano é política monetária”, explicou.

Continua depois da publicidade

Cooperativas de crédito

O Banco Central publicou nesta quarta no BC Correio a circular 3.771, que trata das cooperativas de crédito. Ao mesmo tempo, no evento em Brasília, Feltrim comentou a novidade. “Publicamos circular que enquadra cooperativas em três categorias. Teremos, a partir de agora, cooperativas clássicas, de capital e crédito e plenas”, citou.

A circular estabelece os procedimentos a serem observados pelas cooperativas de crédito na instrução dos processos de solicitação de autorização para constituição e funcionamento; mudança de categoria; alteração das condições de associação, da área de atuação e outras reformas estatutárias; exercício de cargos em órgãos estatutários; fusão, incorporação e desmembramento; e cancelamento da autorização para funcionamento. São o foco do documento confederação de centrais e sistema cooperativo.

Continua depois da publicidade

A circular entra em vigor nesta quarta, revoga a de número 3.502 e é assinada pelos diretores de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Sidnei Corrêa Marques; de Regulação, Otávio Damaso; e de Fiscalização, Anthero Meirelles. O BC Correio traz também um anexo com a relação de documentos e informações necessários à instrução de processos.

Além disso, a instituição divulgou um comunicado (28.684) com o enquadramento prévio das cooperativas de crédito em funcionamento. “Dessa forma, no prazo de até noventa dias contados a partir da data deste comunicado, as cooperativas de crédito que não concordarem com o referido enquadramento deverão solicitar a mudança da categoria indicada”, trouxe o documento. Se não houver manifestação por parte da cooperativa de crédito nesse prazo, o BC entenderá que a instituição concordou com o enquadramento divulgado nesta quarta.