As dicas mais estranhas de Elon Musk, Bill Gates e Mark Zuckerberg

Nenhum deles trabalha menos de 70 horas por semana

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o site Business Insider, um ponto em comum entre os líderes das maiores empresas do mundo é que nenhum deles trabalha menos de 70 horas por semana, incluindo finais de semana. Para eles, parece que todo o tempo do mundo pode ser gasto em uma atividade: trabalhar.

Mark Zuckerberg, Bill Gates e Elon Musk estão entre as pessoas mais ricas do mundo. E cada um deles criou seu próprio mecanismo de sobrevivência – passando por bizarrices como usar a mesma camiseta cinza todos os dias ou fugir para uma floresta uma vez por ano para analisar toneladas de documentos sem interrupções.

Conheça alguns dos hábitos mais esquisitos desses super humanos:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A jornada de Mark Zuckerberg pela simplicidade

Não é de hoje que o uniforme do CEO do Facebook é assunto. Ele usa durante toda a semana camisetas cinza e moletons idênticos, sempre presentes. A explicação é que isso faz com que ele mantenha o foco e gaste a menor energia possível em uma atividade tão supérflua quanto escolher o que vestir de manhã.

Mas uma coisa que poucos notaram é que toda a sua rotina se baseia em um estilo de vida simples.

Continua depois da publicidade

O bilionário de 31 anos não passeia por aí em Audis ou Ferraris, mas sim em um relativamente modesto Acura preto. Ele recentemente adquiriu três propriedades ao redor da sua própria casa em Palo Alto, a algumas quadras de distância do escritório, mas é sabido que mantém sua morada bastante vazia: evitar extravagâncias significa, para ele, manter-se focado no mais importante: trabalho.

Como Bill Gates organiza e-mail, vida e lista de leituras

Em 2006, Bill Gates, então presidente, CEO e arquiteto de software na Microsoft, explicou como hackeava seu e-mail com uma solução simples: três monitores. Na época, ele lia mais de 100 e-mails por dia, número que deve ter aumentado consideravelmente com o acúmulo de funções: hoje ele é co-chair da Bill e Melinda Gates Foundation, ativista social e segue como conselheiro da Microsoft.

Continua depois da publicidade

Funciona assim: um dos monitores fica aberto na caixa de entrada; o segundo, no e-mail em que ele trabalha no momento e o terceiro em qualquer outra coisa que esteja fazendo. Dessa maneira, Gates dá atenção a cada correspondência, uma por vez. É algo facilmente implementável por qualquer empreendedor.

Outro hábito de Gates é passar, anualmente, uma semana dentro de uma cabana em uma floresta para esquecer completamente do mundo e ficar apenas com seus livros e documentos. Dessa forma, ele consegue realizar em uma semana o que poderia durar anos de leituras. Nesse período, ele pensa em estratégias, analisa companhias e recapitula o ano anterior. A chamada ThinkWeek é uma maneira de coloca-lo em produtividade total.

Elon Musk e o cúmulo do multitasking

Publicidade

O CEO da SpaceX e da Tesla Motors e presidente da SolarCity tem cinco filhos e uma visão um tanto ambiciosa para o futuro da tecnologia. E ele ainda diz que consegue dormir entre seis horas e seis horas e meia por noite. Um perfil biográfico do executivo escrito por Max Chafkin em 2007 disse que “durante o dia, Musk se apoia em dois estímulos: cafeína e um desejo de ajudar a humanidade a colonizar Marte”.

Musk divide a semana entre a Tesla e a SpaceX, e é perito na arte de multitarefas: ele envia e-mails enquanto escuta mensagens, preside reuniões enquanto atende a telefonemas, envia mensagens com seus filhos no colo, tudo ao mesmo tempo.

Ele diz que nunca para de trabalhar, apesar de não passar mais de 15 horas no escritório. Parece que a única maneira de ser Musk é fazer tudo ao mesmo tempo mesmo.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney