Veja como gastar menos dinheiro em cinco passos

Expectativa é de que inadimplência do consumidor se mantenha em alta este ano

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas pessoas têm dificuldade de colocar as contas em dia. O último Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor mostra que a inadimplência dos brasileiros já registrou a quinta alta mensal consecutiva, sendo que a expectativa é de alta.

Segundo os economistas da Serasa Experian, fatores como taxas de juros elevadas, inflação e desemprego estão influenciando a perspectiva de crescimento da inadimplência do consumidor.

Por conta disso, é preciso que os consumidores mudem os hábitos financeiros para conseguir economizar dinheiro. O GuiaBolso listou cinco passos que ajudam a gastar menos. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Utilize um software de controle financeiro
Quer saber como gastar menos? Comece adotando um software de controle financeiro. Com a ajuda da ferramenta, você pode saber quais são suas receitas e, também, suas despesas. Além disso, é possível saber quanto você gastou por dia e no que. Dessa forma, fica mais fácil ter uma visão geral das suas finanças, mostrando, rapidamente, se você está gastando mais do que ganha e para onde exatamente seu dinheiro está indo.
Resultado: fica mais fácil saber onde é possível economizar.

2- Analise seus gastos
Depois de descobrir quanto você ganha e quanto gasta por mês, é hora de reservar um tempo para analisar suas despesas. Onde estão seus maiores gastos? Moradia, educação, compras? Depois de fazer esta avaliação, é possível descobrir as áreas que possibilitam cortar gastos. Em um primeiro momento, você pode não conseguir reduzir o valor que gasta com moradia (condomínio, aluguel e IPTU), mas pode reduzir as despesas com lazer, bares e restaurantes, por exemplo. Até mesmo as contas residenciais, como luz, gás e água, podem ser reduzidas com uma mudança de hábitos.

3- Gaste conforme seu salário permite
Para aprender como gastar menos, é importante ter em mente uma regra de ouro: nunca gaste mais do que ganha. Para que isso se torne realidade, é essencial só gastar aquilo que seu salário permite. Não adianta você ganhar R$ 2 mil e gastar R$ 3 mil. Para cobrir o rombo, terá que recorrer, em algum momento, a empréstimos ou, pior, cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, que cobram as maiores taxas de juros do mercado. Para evitar isso, é preciso manter suas despesas dentro do valor que recebe de salário. Ao alcançar esta meta, você pode dar o passo seguinte, que é poupar, pelo menos, 10% dos seus rendimentos para criar um fundo de emergência.

Continua depois da publicidade

4- Planeje suas despesas
Outro passo importante para saber como gastar menos é criar o costume de planejar suas despesas. No final do mês, reserve um tempo para sentar, prever seus gastos e receitas para os próximos 30 dias e estipular quanto gostaria — ou poderia — gastar em cada categoria do orçamento doméstico. Comece sempre pelos gastos fixos e imutáveis, como aluguel, parcelas de empréstimo e financiamentos. Depois vá para os gastos que são variáveis, mas não costumam mudar muito mês após mês, como luz, água e gás. Por fim, veja quanto dinheiro sobrou e separe entre despesas relativas ao estilo de vida, como lazer, bares e restaurantes. Siga seu planejamento à risca.

5- Evite parcelar suas compras
O parcelamento das compras é uma das grandes armadilha para quem deseja aprender como gastar menos. Ao parcelar um bem, as chances de você perder a noção dos gastos é grande. Muitos parcelamentos ainda têm a desvantagem de cobrar juros, o que encarece ainda mais a compra. A melhor opção é poupar o dinheiro para comprar o item que você deseja e pagar à vista. Além de não ter que pagar juros, você ainda pode conseguir descontos que variam de 5% a 10%.