Educação financeira infantil: saiba como ensinar seus filhos sobre finanças

Para que seus filhos saibam lidar com dinheiro e seus gastos no futuro, é importante que comecem a ter este conhecimento desde criança

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Algo essencial que crianças devem ter, apesar da resistência de muitas pessoas quanto a isso, é uma educação financeira: entender o valor do dinheiro e fazer o melhor uso dele é algo com que terão de lidar, cedo ou tarde – e, neste caso, quanto antes, melhor.

Como explica o Guia Bolso, não é um assunto simples para adultos e muito menos para crianças. Por isso, o responsável por ensinar às crianças a importância do dinheiro deve ter paciência, persistência, abordar conceitos relacionados ao assunto e, principalmente, ter abordagens mais criativas.

Veja algumas dicas sobre como educar seus filhos sobre finanças:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Não faça da educação financeira infantil um tabu na sua casa
Para quem realmente deseja introduzir o assunto no ambiente familiar, o primeiro passo deve ser falar sobre dinheiro de uma forma natural, pois quanto mais familiarizados com o tema estiverem, mais facilidade terão para lidar com ele e para fazer as melhores escolhas financeiras.

Explique conceitos básicos, como orçamento, salário, gastos, cartão de crédito, etc.

2. Utilize o sistema de mesada
A mesada é um instrumento útil para a educação financeira infantil, principalmente porque o dinheiro passa a ser responsabilidade da criança e, também, as escolhas financeiras e consequências delas. Assim que ela já souber sobre dinheiro e conceitos relacionados, defina uma mesada e explique que ele é o único responsável pela verba, tal como decidir como gastá-la.

Continua depois da publicidade

3. Defina o valor da mesada
Para os pais, o problema pode ser definir qual o melhor valor da mesada. Para chegar a essa conclusão, alguns pontos devem ser considerados: a quantia disponível no orçamento da família, a natureza dos gastos da criança e qual o nível de responsabilidade financeira que deseja que ela tenha.

A mesada deve ser determinada de acordo com o estilo de vida e hábitos da criança – sem fugir do orçamento financeiro familiar, claro.

4. Mostre a importância de controlar gastos
A princípio, pode ser que a criança não tenha noção de que o valor recebido pode acabar antes do tempo de receber a próxima mesada. Ajude seu filho mostrando como ele pode criar um orçamento pessoal, controlando suas despesas e indicando como ter um controle financeiro.

Continua depois da publicidade

5. Estimule o hábito de poupar
Utilize a mesada também para mostrar para a criança como o hábito de poupar pode ser proveitoso. Dê um cofre para seu filho e explique como funciona o processo de economizar dinheiro, incentivando-o a guardar certa quantia toda a semana ou mês.

6. Utilize outras ferramentas
Sites como a Turma da Bolsa e o Banco da Criança podem ilustrar e divertir a criança ao mesmo tempo em que essa aprende sobre finanças.