5 hábitos de pessoas que conseguem economizar fortunas

As pessoas acostumadas a guardar dinheiro têm conhecimento do que as prejudica e segue o caminho oposto a esse para sempre ter suas metas em dia

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A dificuldade que muitas vezes encontramos ao tentar economizar dinheiro se dá porque não tivemos uma experiência anterior para saber o que devemos ou não fazer para alcançar nossos objetivos.

Por outro lado, as pessoas acostumadas a guardar dinheiro têm conhecimento do que as prejudica e segue o caminho oposto a esse para sempre ter suas metas em dia.

O Business Insider, pensando nisso, separou os cinco principais hábitos das pessoas que sabem como economizar dinheiro. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Viva o mais simples possível
“Viver simples” pode ter um significado diferente para cada pessoa, mas a maioria entende como a privação de coisas que gostamos, embora possamos manter muitas dessas coisas ao viver de maneira mais simples (e barata) em outras áreas de sua vida.

Entre algo que considera uma prioridade e algo que não tem tanta importância, tente economizar no segundo fator, enquanto gasta um pouco mais com suas prioridades – ainda assim, não é algo com que se deve gastar mais do que o aconselhável e é preciso economizar em outras áreas, também.

As pessoas economizam muito dinheiro apenas para isto: elas cortam as coisas que não consideram importantes e economizam o dinheiro que teriam gasto. Você pode se surpreender com o quanto gasta em coisas que não têm grande importância para você.

Continua depois da publicidade

2. Lembre-se de que qualquer pequena porção acrescenta algo
Se você possui apenas alguns dólares por semana para economizar, pode parecer mais fácil gastar esse dinheiro do que guarda-lo. Entretanto, estimando que você possua apenas R$ 15 reais semanais para guardar, em um ano você conseguiria economizar R$ 720 – e não é um valor a ser desperdiçado.

As pessoas que possuem muitas economias já perceberam que cada pequeno valor ajuda e acrescenta. São inúmeras as maneiras de conseguir um dinheiro extra – ou de gastar menos – para economizar ao final de cada mês ou semana.

3. Aproveite os benefícios de sua empresa
Muitas empresas oferecem uma versão “turbinada” de previdência privada – onde ela coloca um percentual do valor que você contribui a mais -, além de também oferecerem bônus em forma de ações ou outros incentivos de investimentos. Essencialmente, esse é um dinheiro “gratuito” que as empresas te dão, simplesmente por trabalhar para elas.

A parte mais difícil para as pessoas é que a maioria dessas empresas requer que você contribua com uma porcentagem de seu salário para estes investimentos antes. Para os que já se sentem com pouco dinheiro, pode ser difícil ficar com uma quantia menor a cada pagamento.

Entretanto, os que conseguem economizar quase sempre aproveitaram essas ofertas. Eles sabem que esse dinheiro não se ganha fácil todos os dias e preferem ter mais no futuro, mesmo sabendo das condições mais simples com que terão que viver para ter essas economias.

4. Planeje como gastar e como economizar
Tendemos a pensar que orçamentos são restritivos e que podem arruinar nossa diversão. Ao invés disso, enxergue o orçamento como uma ferramenta para a liberdade, já que com ele você saberá exatamente o quanto pode gastar ao mesmo tempo em que alcança suas metas e objetivos financeiros.

As pessoas que economizam sabem para onde vai seu dinheiro e quais as contas e obrigações financeiras com as quais devem arcar – e tem a certeza de, ainda assim, conseguir separar certa quantia para o futuro.

5. Entenda como seu cérebro entende o tempo
Economizar dinheiro requer que você seja capaz de superar seu desejo de gastar para poder economizar para outras coisas. Para isso, você deve entender como seu cérebro funciona, além de entender como a publicidade lhe influencia.

As pessoas com muitas economias primeiro analisam os números, antes de fazer alguma decisão com relação a dinheiro. Eles sabem que o jeito como percebem as coisas pode ter alguns defeitos e, por isso, seguem a lógica e os números.