É possível ficar rico mesmo com um salário pequeno; entenda como

Embora possa parecer algo impossível de acontecer com outras pessoas, um dos caminhos para construir um patrimônio é salvar uma quantia significativa de sua renda, por menor que ela seja

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Constantemente nos deparamos com histórias de pessoas que, mesmo com um emprego mal remunerado, conseguem criar uma riqueza impressionante.  Um exemplo dessas histórias é a do frentista norte-americano Ronald Read, que conseguiu acumular US$ 8 milhões – com um salário de frentista.

O atendente de posto de gasolina acabou trabalhando, posteriormente, como zelador, e morreu como um multimilionário aos 92 anos. Outra história notável é o investidor brasileiro Luiz Barsi, que começou pobre e, com boa gestão financeira e com o poder de juros sobre juros, se tornou bilionário e um dos principais nomes do mercado de ações brasileiro. 

Como mostra o site The Simple Dollar, embora possa parecer algo impossível de acontecer com outras pessoas, um dos caminhos para construir um patrimônio é salvar uma quantia significativa de sua renda, por menor que ela seja, já que não é necessário gastá-la toda.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Normalmente, quando as pessoas recebem um aumento de renda, elas sentem a necessidade de gastar essa quantia adicional em coisas que anteriormente não tinham. É o chamado “estilo de vida inflacionário” e, de muitas maneiras, ele pode ser uma armadilha. Os gastos que você acrescenta quando começa a inflar seu estilo de vida é quase sempre os gastos menos importantes.

Não somente isso, quando você gasta apenas 90, 80 ou 70% de sua renda, o único gasto que você precisa cortar geralmente é a parte de mais desperdício de seus gastos. Para cobrir as necessidades da vida, é necessária apenas uma pequena quantia – mas as pessoas gastam sua renda em coisas cada vez menos importantes.

Seja com carros, casas ou até mesmo planos de celular, sempre procuramos ter o melhor – quando na realidade precisamos de algo muito mais simples. Em praticamente todos os aspectos, os principais recursos que realmente precisamos não são tão caros. O que devora seu dinheiro, na verdade, são todos os extras (que são progressivamente menos importantes).

Continua depois da publicidade

A receita para salvar dinheiro para o futuro de um salário pequeno acaba sendo uma bem simples: corte todos os seus gastos mais frívolos e não tente se atualizar o tempo inteiro, especialmente se não sabe o que isso acrescentará em sua vida. 

Mudanças como viver em um lugar menor (quanto mais espaço, mais tralha inútil você vai acumular) ou comprar um carro usado vão cortar drasticamente o quanto você gasta a cada mês. Geralmente o que é necessário para viver é relativamente barato, mas os “luxos” os tornam caros. Muitos deles são realmente necessários?

Tudo o que você precisa fazer é começar a economizar e manter esse hábito. Esse é o segredo para acabar economizando muito dinheiro com qualquer salário, mesmo um pequeno. Economizando e investindo bem, com ganhos acima da inflação, por um bom período de tempo deverão lhe dar um bom patrimônio. 

Continua depois da publicidade

E lembre-se: ter dinheiro no banco provavelmente é o melhor aliviador de estresse existente – é muito bom viver sem preocupações financeiras. Algumas pequenas mudanças de hábitos poderão lhe ajudar a ter mais dinheiro no futuro, vivendo melhor e deixando um patrimônio maior para seus herdeiros.