Chegando aos 40: o que considerar no seu planejamento financeiro?

Saiba como montar seu planejamento financeiro e ajusta-lo a cada etapa de sua vida

Equipe InfoMoney

Publicidade

O segredo de um bom planejamento financeiro é ajustá-lo a cada etapa da vida. Aos 40 anos, por exemplo, vive-se geralmente o ponto alto da carreira, com salário maior e posição consolidada no emprego.

Por outro lado, para quem tem filhos, sejam crianças ou adolescentes, os gastos costumam ser altos e as responsabilidades em família também. O que considerar no seu planejamento?

Evite comparações: nada de ficar comparando sua vida com a de colegas e familiares da mesma idade que você. Cada um tem sua trajetória, sua realidade e ficar se cobrando em função do que outros já conquistaram não vai levá-lo a lugar algum.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Permita-se planejar: coloque seus sonhos no papel, relacionando também os da família. Trace uma estratégia e siga em busca desta realização. Defina metas de curto (até 1 ano), médio (1 a 10 anos) e longo prazo (mais de 10 anos).

Poupe o quanto puder: o ideal, nesta etapa da vida, tanto em função da maior receita quanto por estar mais perto da aposentadoria, é aumentar o seu esforço de poupança.

Respeite seu padrão de vida: planejadores falam em poupar cerca de 30% da renda líquida nesta fase. Mas lembre-se: procure dar passos compatíveis com a sua realidade, cumprindo com seus compromissos financeiros e evitando os gastos por impulso e as despesas supérfluas. Reveja seu padrão de vida, se for preciso.

Continua depois da publicidade

Você primeiro: caso esteja preocupado em contratar um plano de previdência para seus filhos, verifique antes como anda o planejamento da sua aposentadoria: se tem poupado o suficiente e se tem monitorado seus investimentos como deveria. Esta deve ser sua prioridade. Se possível, aumente o valor que tem poupado todo mês.

Avalie seu momento profissional: está satisfeito com sua remuneração e com seu trabalho? O que pode fazer para buscar melhores oportunidades? Seu currículo é competitivo o suficiente?

Seja precavido: Ninguém gosta de pensar em problemas, mas proteger-se de situações inesperadas faz parte de um bom planejamento financeiro, ainda mais para quem tem filhos. Você tem seguro de vida? Está satisfeito com seu plano de saúde? Além de proteger seu patrimônio, cuide muito bem de sua família, procurando garantir cobertura, caso algo aconteça com você.

Mantenha seu orçamento em ordem e atualizado: faça ajustes sempre que necessário.