5 maneiras de identificar vazamentos de dinheiro (e como arrumar)

Um furo no seu orçamento é, basicamente, qualquer quantia que você gasta e não consegue identificar com o que gastou essa quantia ao rever suas faturas de cartão

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Quando se trata de cuidar de sua vida financeira, a tarefa mais difícil é encontrar quais os furos em seu orçamento e conectá-los. Como conta o The Simple Dollar, um furo no seu orçamento é, basicamente, qualquer quantia que você gasta e não consegue identificar com o que você gastou esse dinheiro ao rever suas faturas de cartão.

Por exemplo, quando faz alguma compra online e, ao ver uma breve descrição em sua fatura do cartão de crédito, você não tem certeza do motivo da cobrança. Com um pouco de cuidado e pesquisa, você pode facilmente descobrir para onde foi o dinheiro. Saiba algumas estratégias para identificar esses furos – e deixar de tê-los.

1. Salve todos os comprovantes de cartão e notas fiscais e revise-os
Toda a vez que fizer alguma compra, guarde os comprovantes que as registram em um único lugar. Se a compra (ou a nota) não estiver clara, anote na parte de trás o que ela representa – você também pode usar um aplicativo de celular para fazê-lo.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Temos o costume de jogar fora ou perder todos os comprovantes de compra, principalmente se ela for de baixo valor. Ao final de cada mês, confira todas as notas e avalie quais gastos foram essenciais e quais não foram. Analisando seus gastos, você começa a encontrar padrões; por exemplo, todo o mês existe algum gasto que foi feito no mesmo lugar – e é desnecessário. Saber quais são esses padrões impede que você faça os mesmos gastos com frequência.

Claro, alguns gastos superficiais são bons e não prejudicam – mas em grande número eles se tornam um inimigo financeiro.

2. Tenha um orçamento – e um programa de orçamento
A melhor maneira de lidar com esses gastos é regular seu orçamento para eles. Em outras palavras, a não ser que seja uma despesa indispensável, o dinheiro para elas deve vir de uma quantia separada para esses gastos. Uma vez que essa quantia acabar, você não poderá mais gastar até o mês seguinte.

Continua depois da publicidade

Naturalmente, isso leva a um orçamento: guardar uma porção de sua renda mensal para certa despesa. E esse é um primeiro passo para a orçamentação total de sua renda. Monte esse orçamento preferivelmente em uma tabela, usando programas que possam fazer as contas para você – e que não deixe você alterar a tabela sempre que quiser.

Tendo consciência de seus gastos e mantendo um orçamento planejado, suas finanças (e você) estarão no caminho para alcançar seus objetivos financeiros.

3. Evite certos lugares
Como já mostramos, uma das vantagens de estudar todos os seus recibos é poder identificar os lugar onde estamos mais suscetíveis a gastar dinheiro. Passar a evita-los é o próximo passo para se livrar dos furos em seu orçamento.

Lojas de conveniência, restaurantes, e shoppings são alguns exemplos. Quando parar de frequentá-los, procure por alternativas mais baratas para passar o tempo.

4. Faça as contas de seus gastos previamente – e evite o cartão de crédito
Algumas vezes acabamos indo a eventos e lugares onde sabemos que vamos gastar dinheiro, principalmente em viagens. São eventos dos quais não precisamos abrir mão, mas apenas saber a quantia exata que podemos gastar.

Faça um cálculo antes de viajar ou ir ao shopping e descubra a quantia exata que pode ser gasta na ocasião e leve o número exato em dinheiro. Cartões de crédito e débito, nesses casos, são seus maiores inimigos, já que eles facilitam o gasto descontrolado – e são tentadores.

5. Apague o número de seus cartões
Todas as estratégias anteriores são úteis e de grande ajuda, mas não quando se fala de compras online. Os sites geralmente salvam o número e dados de seu cartão necessários para a compra – e faz do processo de compras algo incrivelmente fácil.

Para resistir à tentação, apague os dados de seu cartão de todos os sites de compras que você frequenta. Isso não impede que você faça a compra, mas o força a ter que informar todos os dados cada vez que for comprar – e deixando claro que está prestes a gastar.