12 maneiras espertas de usar dinheiro extra

As pessoas tendem a gastar quantia extra que entram na conta bancária, mas há mais o que fazer

Publicidade

SÃO PAULO – Uma quantia extra que entra na conta bancária, seja ela grande ou pequena, tende a ser fácil de gastar. Isso porque é um dinheiro que você, normalmente, não está esperando, logo não acaba entrando no orçamento pessoal.

A questão que fica é: como utilizar o dinheiro extra de uma forma mais eficiente do que sair gastando por aí? O site The Simple Dollar listou algumas sugestões que pode ajudar. Confira:

1- Pagar as dívidas
Ter uma dívida, especialmente com taxas de juros altas, é uma fuga constante da situação financeira. Por isso, aproveite o dinheiro para tentar eliminar, se não totalmente, parcialmente os débitos.
Vale lembrar, que usar os bônus e benefícios para pagar divididas é somente uma solução imediata. O ideal é o consumidor organize as finanças para não se endividar novamente.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2- Reserva de emergência
Se você não tem uma quantia de dinheiro separada para emergências, esse é um bom momento para começar uma.
O cartão de crédito pode ser tentador usar nestas situações, mas os cartões de crédito significam mais dívidas, o que significa mais pagamentos de juros e dinheiro perdido para o banco.

3- Investir
Tem um sonho e quer realizá-lo? Considere colocar o dinheiro em algum investimento. A dica que os educadores financeiros usam para decidir qual é o melhor tipo de investimento é dividir por prazos. Os planos de curto prazo podem ser administrados na poupança, enquanto para os de médio prazo vale a pena utilizar o CDB, tesouro direto, fundos de investimento e ouro; já os de longo prazo pedem um investimento em previdência, tesouro direto, ações e imóveis.

4- Fundo para a universidade
Se você tem filhos e já está pensando na ideia de contribuir para pagar a educação universitária deles, é bom lembrar que é um gasto bem alto, por isso, quanto mais dinheiro melhor é.

Continua depois da publicidade

5- Planos futuros
Se você já tem um plano para a aposentadoria, uma reserva de emergência e está com as dívidas controladas, talvez seja a hora de realizar algum sonho: uma viagem, a entrada para um imóvel, um novo carro, entre outros.

6- Faça um curso
Gaste esse dinheiro em um curso ou convenção profissional para firmar a sua carreira. Esses eventos são ótimos para se aperfeiçoar e construir relacionamentos com outras pessoas do seu setor.

7- Compre itens de longa duração
Talvez você não tenha uma boa faca de cozinha, ou então os seus sapados sociais já estão ficando velhos. Avalia a possibilidade de gastar o dinheiro com produtos de qualidade que vão durar por uns bons anos, ao invés de comprar um mais barato que precisará ser substituído.

8- Reformar a casa
A maioria das casas tem algum tipo de questão pendente que os proprietários adiam porque não têm tempo de cuidar. Aproveite o dinheiro extra para reformar o imóvel ou comprar aquele armário que estava faltando.

9- Compre uma bicicleta
Pode parecer uma dica boba, mas além de te manter em forma, a bicicleta é uma forma de economizar em combustível e estacionamento.

10- Abra um pequeno negócio
Algumas pequenas empresas não exigem uma grande quantia de capital inicial para dar o pontapé inicial. Tente primeiro com e-commerce ou algo que você possa fazer em casa; e, caso não dê certo, você não devastou as suas finanças para realizar o projeto.

11- Faça uma apólice de seguro
Se você tem filhos e você não tem uma apólice de seguro de vida, vale a pena repensar o futuro das crianças. Lembre-se que eles vão precisar de dinheiro caso algo aconteça com você.

12- Doe
Se todos os outros itens da lista não correspondem com a sua situação, pense em doar o dinheiro para uma boa causa.