Fim de ano: tome bastante cuidado com o seu bolso e dinheiro

Planeje-se, organize suas contas e torne a tarefa o mais confortável possível, para que se estresse menos e consuma com mais consciência

Equipe InfoMoney

Publicidade

Na hora de fazer compras, existem alguns cuidados a tomar que protegem seu orçamento. Perto do Natal, sua atenção deve ser redobrada: a correria, a vontade de presentear, de renovar o guarda-roupa e de realizar sonhos de consumo são componentes que podem causar forte impacto no seu bolso.

Planeje-se, organize suas contas e torne a tarefa o mais confortável possível, para que se estresse menos e consuma com mais consciência.

Antes de sair às compras

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

arrume seus armários, tirando deles as roupas que não usa mais, encaminhando-as para doação. Analise o que pode ser customizado, gerando peças novas e bastante originais, compondo um visual diferente com um baixo custo. Identifique peças básicas que você pode comprar para combinar com as que já tem, formando composições diferentes;

no caso de brinquedos e eletroeletrônicos, principalmente, opte por fazer uma boa pesquisa de preços na internet, antes de sair comprando;

faça sua lista de compras, estabelecendo uma ordem de prioridade e determinando uma margem de preço por presente;

Continua depois da publicidade

opte pela originalidade e simplicidade na escolha dos presentes. Respeite o seu orçamento.

Nas ruas

O comércio das ruas certamente lhe dará opção de economizar mais nas compras de Natal. No entanto, você tem que estar preparado para enfrentar aglomeração e abrir mão do conforto que os shoppings oferecem, como ar condicionado, segurança e estacionamento (embora fiquem lotados nessa época do ano).

Mulheres devem levar uma bolsa pequena, a tiracolo, onde caiba apenas o necessário (documentos pessoais, dinheiro e cartão).

Opte por roupas e calçados confortáveis. Top por baixo da camiseta e legging são bem-vindos, para que você possa experimentar trajes, mesmo sem provador na loja.

No shopping

Escolha, se possível, os horários de menor movimento no shopping. Encare as compras de Natal como uma tarefa e não um passeio. Faça sua lista previamente.

Se puder evitar o estacionamento, melhor! Se tiver alguém que possa levá-lo até lá e buscá-lo depois, vai ganhar bastante tempo.

Na internet

não deixe para fazer suas compras na última hora;

fique atento aos prazos de entrega, condições de pagamento e procedimentos em caso de troca;

prefira sempre os sites confiáveis, observando alguns itens de segurança, como https:// na url e o cadeado na página.

Dicas gerais

esteja atento aos cartões e senhas;

peça sempre nota fiscal;

observe bem o produto antes de comprá-lo;

negocie preço e condições de pagamento;

lembre-se das promoções de início de ano – se você puder esperar, certamente encontrará o mesmo produto em janeiro, com preço bem menor!