6 hábitos de sucesso dos milionários para você aplicar em sua vida

Independente das habilidades ou capacidade de gestão, algumas mudanças de hábitos podem fazer diferença

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Alguns têm a sorte de nascer em uma família rica e aprendem a gerir a herança, outros começam do zero e criam o seu próprio patrimônio.

Apesar de os milionários terem histórias de sucesso, habilidades e perfis de liderança diferentes, o consultor norte-americano William Patterson identificou algumas características típicas de pessoas de negócios bem-sucedidas.

Em um artigo publicado na Revista Inc., ele afirma que fatores como inteligência, educação formal ou condição financeira da família não são tão determinantes para levar alguém ao sucesso e, consequentemente, à vida financeira que muitos desejam.

Continua depois da publicidade

Confira as seis habilidades, que se aplicadas na sua vida, podem te ajudar a alcançar o sucesso:

1- Tenha bons mentores
Muitos empreendedores de sucesso admitem que não são gênios dos negócios. Além disso, inúmeras decisões precisam ser tomadas todos os dias na hora da gestão.
Por isso, eles se cercam de mentores e conselheiros mais experientes que possam ajudar a solucionar problemas, alcançar os objetivos mais rapidamente e força-lo a tomar boas decisões.

2- Acredite em você
Em geral, os ricos tendem a pensar grande, ser mais confiantes e contam com a capacidade de tomar medidas decisivas. Em contrapartida, Patterson diz que as outras pessoas têm uma maior tendência para procrastinar, mesmo quando as decisões não envolve dinheiro. 

 “A chave para a independência financeira não é uma decisão racional. Se fosse uma decisão racional, mais pessoas poderiam tomar medidas decisivas para fazer coisas as tornariam financeiramente livre”, explica. A maioria das pessoas não acredita que tem o poder de mudar a condição de suas vidas, crença gerada por barreiras psicológicas como medo da perda, o medo do fracasso, medo do sucesso, e os sentimentos subjacentes de que o dinheiro representa a liberdade, controle, dependência, segurança e autoestima.

3- Faça contatos
O especialista considera o networking uma prioridade, sendo que o tamanho da sua rede de contatos é diretamente proporcional ao seu saldo bancário. Na opinião do especialista, a habilidade de conhecer pessoas, trocar experiências e firmar parcerias corresponde a 80% do que é necessário para fazer um negócio decolar. Aqueles com redes limitadas são sempre os últimos a saberem das coisas e os últimos a ser ajudados.

4- Faça os investimentos certos
Os homens de negócios atuam em três áreas de investimento: na bolsa de valores, imóveis e empreendedorismo. As três juntas oferecem maior alavancagem de tempo e dinheiro. 
A maioria das pessoas tenta construir a riqueza com uma abordagem linear, usando uma estratégia de investimento, uma carteira e um fluxo de renda, no caso, um trabalho. Mas, para construir a riqueza significativa de uma forma que lhe traz uma maior liberdade, é interessante aprender a gerenciar múltiplas estratégias de investimentos.

5- Expanda seus conhecimentos e habilidades
Manter um aprendizado constante é ideal para quem quer atingir o sucesso; os ricos estão sempre lendo, ouvir áudios, assistindo vídeos de treinamento, participando de seminários, desenvolvendo novas habilidades, e procurando maneiras de aplicar os princípios de construção de riqueza e de negócios de sucesso para as novas tendências.

No geral, eles investem mais tempo e dinheiro em dominar estratégias sólidas para investimento e de gestão financeira e empreendedorismo do que os outros. O atual sistema educacional não é projetado para ensinar as pessoas a construir a riqueza, ele é projetado para ensinar as pessoas a serem empregados ou, na melhor das hipóteses, trabalhadores independentes. Portanto, é vital para o sucesso financeiro e empresarial investir significativamente no aprendizado.

6- Economize tempo e aumente a sua produtividade
A expressão “tempo é dinheiro” é levada a sério pelos empreendedores. Eles procuram investir em tecnologias, sistemas e treinamento que irá ajudá-los a economizar tempo e aumentar sua produtividade.