Dia das Crianças? Veja como não se endividar com o presente

Pesquise os preços, em pelo menos, três lugares diferentes, tanto pela internet como em lojas físicas

Publicidade

SÃO PAULO – No mês de outubro, o comércio se prepara para o Dia das Crianças que é comemorado no dia 12 e os pais tendem a se empolgar em ver seus filhos felizes com os presentes.

No entanto, essa empolgação pode levar os adultos à impulsividade, gastando, muitas vezes, o que não têm. O educador financeiro Reinaldo Domingos lembra que “embora queiramos realizar a vontade dos filhos, sobrinhos e netos de ganhar um brinquedo novo ou de levá-los para passear em algum parque de diversão, por exemplo, é preciso respeitar o padrão de vida, pois, caso contrário, o orçamento financeiro da família poderá ser comprometido por vários meses, por causa de uma única data.”

Procure conversar com os seus filhos para verem quais são os presentes que eles gostariam de ganhar e quanto custam, para, assim, decidirem qual tem um preço que cabe no bolso. “A melhor opção sempre é ser sincero com as crianças; elas precisam entender que nem sempre poderão ter tudo o que querem e também que o dinheiro tem seu valor, por isso, é preciso respeitá-lo”, afirma Domingos.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Escolhido os presentes, pesquise os preços, em pelo menos, três lugares diferentes, tanto pela internet como em lojas físicas, já que, dependendo do produto ou serviço, a diferença de preço pode ser considerável. Outra dica importante é negociar o valor da compra, pois sempre há uma margem para essa prática.

Uma boa orientação é fazer um planejamento de despesas que envolva datas comemorativas do ano todo. Assim, o valor a ser gasto já estará programado e não pegará ninguém de surpresa. Além disso, dessa forma, também é possível já juntar o dinheiro necessário, para comprar à vista e com desconto, evitando parcelamentos.

Se a condição financeira não estiver favorável e não for possível dar nenhum item da lista de desejos da criança, seja franco e chame-a para conversar. Explique a situação e veja a melhor forma de não deixar a data passar em branco. “Descubra outro presente que ela queira e que caiba no orçamento ou leve-a para se divertir em algum local público e tomar um sorvete.”