Gerencie suas contas: como organizar as finanças com mais de um cartão?

Para controlar suas contas, estipule os vencimentos de acordo com as entradas na conta corrente,

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quando usado de forma consciente, o plástico pode ser um importante instrumento de planejamento financeiro, seja para centralizar o pagamento das contas, determinar datas ideais de vencimentos etc. E quem tem mais de um cartão de crédito, como faz para gerenciar as contas?

Ao possuir mais de um cartão, é possível planejar as compras com diferentes datas de vencimento de fatura. No entanto, é necessário ter muita organização para não se perder nas contas, exceder limites etc. A opção é indicada somente para consumidores com este perfil.

Uma maneira de organizar é criar planilhas separadas para anotar as despesas com cada um dos plásticos e controlar gastos e limites. Como instrumento para planejar as contas, a dica é que cada um dos cartões tenha datas diferentes de vencimento, para que as contas não se concentrem em um único período.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para aqueles que recebem mais de uma vez por mês, por exemplo, seja com salário e adiantamento, salário e benefício de pensão ou aposentadoria, ou ainda salário e renda de aluguel, estipule os vencimentos de acordo com as entradas na conta corrente, para garantir o pagamento das faturas sem comprometer o orçamento.

Nesta linha, fique atento às melhores datas para a compra e divida as aquisições entre os cartões existentes, levando em conta o limite de cada um. Cuidado, no entanto, para não comprometer uma parcela muito grande do orçamento com os gastos no cartão de crédito, pois existem outras despesas que devem ser honradas.

Mais dicas:
1. Observe o vencimento das faturas: como as datas são diferentes, atenção redobrada para evitar multas por atraso e os juros cobrados sobre o saldo do cartão.

Continua depois da publicidade

2. Analise sua fatura com atenção: confira a fatura detalhada de cada um dos plásticos e verifique se todos os gastos listados na conta foram realmente realizados. Caso perceba qualquer inconsistência, entre em contato com a administradora e conteste o débito.

3. Use o plástico de forma consciente: com o planejamento das compras, o pagamento da fatura em dia e em sua totalidade, os cartões podem ser aliados do orçamento, possibilitando o planejamento do pagamento, a possibilidade de parcelar sem juros, sem falar na praticidade e segurança de não precisar andar com dinheiro vivo no bolso.