Quer conseguir descontos? Veja 5 dicas para negociar como um profissional

Comprar o primeiro produto disponível, apenas seguindo um impulso, é um grande desperdício de dinheiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

Tanto na vida pessoal quanto na administração de seus negócios, saber como economizar é fundamental. Seja em grandes transações ou pequenas compras, conseguir descontos é uma arte ao alcance de todos. Longe de ser fruto apenas de sorte ou dons naturais, a habilidade de negociar pode ser aprendida e aprimorada no dia-a-dia, basta seguir algumas dicas simples que a Universia Brasil separou.

Paciência é uma virtude

Saber esperar é um dos segredos para conseguir melhores negócios. Comprar o primeiro produto disponível, apenas seguindo um impulso, é um grande desperdício de dinheiro. Controlar a ansiedade, planejar as compras, pesquisar em lojas diferentes e, se possível, aguardar a temporada de liquidações é sempre a melhor pedida.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sempre alerta!

Quando o assunto é pechinchar, prestar atenção no ambiente é fundamental. Em shoppings ou grandes centros comerciais, procure por lojas diferentes, que abriram há pouco tempo, ou mesmo lojas que estejam prestes a fechar as portas – em geral, o estoque restante é vendido a preços bem mais baixos.

Quem pergunta quer saber

Continua depois da publicidade

Pessoas compram de tudo, todos os dias. Se perceber que algum conhecido comprou algo de seu interesse, procure se informar sobre a loja e se existe a possibilidade de conseguir um desconto através de indicações. Não tenha vergonha de perguntar, o máximo que você pode ouvir é um não.

Tenha a mente aberta

Durante a busca por ofertas, não se concentre demais em um único item para não correr o risco de perder outras oportunidades. Observe tudo o que a loja vende, pois muitas vezes existem outros produtos úteis com descontos que valem a pena e que, a princípio, não eram seu alvo principal.

Eu preciso mesmo disso?

Por fim, antes de se decidir pela compra, pense se não existe uma maneira de reutilizar ou reciclar algum item que você tenha em casa – especialmente no caso de roupas. Além de economizar dinheiro, você ajuda o meio ambiente ao poupar os recursos usados na produção de um novo material. 

Fonte: Universia Brasil