Recebi meu primeiro salário. Por onde começo meu planejamento financeiro?

Primeiro passo é elaborar sua planilha de orçamento e atualizá-la mensalmente

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Receber o primeiro salário tem um sabor especial. Afinal, mais que a remuneração pelo seu trabalho, trata-se do início da sua trajetória profissional. Sua carreira está apenas começando. 

É comum que este dinheiro “novo” na sua conta seja usado para a realização de pequenos sonhos de consumo, como um jantar a dois, um almoço com a família, uma roupa nova, um celular ou algo do gênero. 

Há quem pense em zerar algumas pendências financeiras, como uma fatura atrasada do cartão de crédito, por exemplo. O importante é construir o seu planejamento a partir da agora. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Organizando suas contas, você vai conseguir curtir o momento presente e ainda poupar uma parcela do seu salário. O primeiro passo é elaborar sua planilha de orçamento e atualizá-la mensalmente. Primeiro, inclua a sua receita líquida: quanto foi depositado na sua conta (seu salário após os descontos). 

Depois disso, faça uma lista das suas despesas e veja o resultado: quanto ganha menos quanto gasta. O ideal é conseguir guardar uma quantia todo mês, para realizar seus sonhos no curto, médio ou longo prazo. Reserve sempre em torno de 5% a 10% do seu salário, assim que recebê-lo. Sucesso!