Está com dificuldade de guardar dinheiro? Veja 5 dicas (simples) para economizar

Juntar dinheiro não é fácil, por isso, educador financeiro orienta consumidores

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Não é nenhuma surpresa que os brasileiros não sabem lidar muito bem com o orçamento pessoal e planejamento financeiro.

E juntar dinheiro não é uma tarefa fácil. Em entrevista para o site Daily Worth, o planejador financeiro Matt Curfman lembra que existem alguns passos que podem ajudar na hora de economizar.

Confira:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1-  Quais são seus objetivos?
A primeira coisa que se deve fazer antes de começar a economizar é identificar seus objetivos financeiros e mantê-los em mente. “Há uma diferença entre poupar mais e poupar mais com um foco”, diz ele. “É muito bom estar economizando, mas é importante entender  por que  você está fazendo isso e como esse ato afeta diretamente os seus objetivos”.

2- Tenha um segundo banco
Ao invés de manter todos os seus recursos em um lugar, Curfman recomenda a abertura de uma conta poupança em um banco diferente daquele que hospeda sua conta corrente. “É mais fácil economizar mais a cada mês quando você não lembra do valor que você está separando”, explica. Manter uma conta separada também torna mais difícil a transferência de poupança em sua conta corrente.

3- Depósito automático
Coloque parte do seu salário em débito automático para a poupança. Quando você envia o dinheiro em poupança assim que recebe o salário, é mais fácil esquecer que você já teve esse dinheiro. Ou seja, quanto mais rápido você mover o dinheiro de sua conta corrente, mais fácil será para não gastá-lo.

Continua depois da publicidade

4- Finja que você nunca recebeu um aumento
A cada ano, os salários passam por um processo de revisão, além de bônus e participações nos lucros das empresas. Kathryn Garrison, consultor financeiro sênior da Moss Adams Wealth Advisors, recomenda aumentar o percentual que vai ser poupado ou investido.

“Se você continuou a manter o estilo de vida e as despesas, cada aumento consecutivo irá resultar em poupanças adicionais exponenciais”.

5 – Guarde as moedas
Pode parecer insignificante, mas guardar as moedas que são esquecidas nas carteiras, carros e entre as almofadas do sofá podem fazer diferença depois de um tempo.

Segundo dados da Coinstar existem cerca de US$ 10 bilhões em moedas esquecidas pelos norte-americanos. Guarde-as em um frasco e deposite o valor na poupança a cada mês ou ano.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.