Filhos depois dos 40: cinco dicas financeiras para pais mais velhos

A taxa de mulheres com idades entre 40 e 44 anos que tiveram seu primeiro filho mais do que duplicou entre 1990 e 2012

Publicidade

SÃO PAULO – Depois dos 40 anos, em geral, as pessoas já constituíram família, os filhos estão quase adultos e a aposentadoria está cada vez mais próxima. Porém, a chegada de um novo bebê à família pode mudar totalmente os planos doas pais.

O número de pessoas com mais de 40 anos que estão tendo filhos aumentou. Um levantamento realizado nos Estados Unidos mostra que a taxa de mulheres com idades entre 40 e 44 anos que tiveram seu primeiro filho mais do que duplicou entre 1990 e 2012.

Apesar de pais mais velhos terem algumas regalias, como estar mais estável profissionalmente e pessoalmente, eles também se deparam com desafios únicos, especialmente quando se trata de dinheiro. O site LearnVest listou cinco dicas financeiras para quem recebeu a visita da cegonha. Confira:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Não deixe o bebê acabar com a sua aposentadoria
Fraldas, roupas, consultas médicas, brinquedos… todos os pais percebem o aumento de gastos assim que voltam da maternidade. Mas esses custos adicionais têm um impacto ainda mais significativo quando se está próximo de se aposentar.
Os pais mais velhos tendem a reduzir de 5% a 10% os investimentos com aposentadoria para abrir espaço para os gastos relacionados à criança. Porém, o ideal é de que os pais não deixem de pensar no seu próprio futuro, já que enquanto existem alternativas para pagar a faculdade do filho, não existem opções com a aposentadoria.

2- Atualize todos os documentos necessários
As chances de alguma coisa acontecer com você enquanto o seu filho é menor de idade é muito maior, por isso, não se esqueça de atualizar o testamento e de nomear um tutor para a criança.

3- Reavalie sua apólice de seguro
Filhos pequenos significam necessidade de seguros, já que você é responsável por outra pessoa. Por isso, reavalie a sua apólice de seguro de vida, assim como o de invalidez – para se certificar de que você não está financeiramente marginalizado por possíveis problemas de saúde.

Continua depois da publicidade

4- Aproveite a redução de impostos
Além da alegria de ter uma criança em casa, você também pode tirar proveito das deduções que o Imposto de Renda oferece para aqueles que possuem dependentes.

5- Mantenha seus gastos sob controle
Quando se está próximo da aposentadoria, as dívidas tendem a diminuir, pois você já quitou o seu imóvel e a renda é um pouco maior. Logo, é comum que os pais deixem de se preocupar tanto com os gastos. Porém, é importante manter o orçamento sob controle para não reduzir as contribuições de aposentadoria, os pagamentos com cartão de crédito e construção de pelo menos seis meses de um fundo de emergência.