Os 10 pontos fundamentais para equilibrar suas finanças e sobrar dinheiro

Como acontece no futebol, você deve ter uma estratégia para cumprir seus compromissos e não atrasar as contas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Com a emoção da Copa do Mundo FIFA 2014, muitas pessoas acabam gastando mais, seja ao comprar uma televisão para assistir aos jogos ou ao curtir a partida em um restaurante com os amigos, por exemplo.  

No entanto, como acontece no futebol, você deve ter uma estratégia para cumprir seus compromissos e não atrasar as contas, o que poderia ocasionar a inclusão do seu nome na lista de inadimplentes. Aqui nós compartilhamos 10 ações que podem ajudá-lo a construir sua estratégia e manter suas finanças em dia:  

1- Entretenimento e estratégia: orçamento é a base para iniciar uma bela jogada. Quando você pensa em ganhar nas finanças pessoais, você precisa definir uma estratégia, assim como um grande time de futebol, para jogar a melhor partida de sua história. O orçamento é o plano que vai levar ao sucesso ou fracasso. A primeira coisa a considerar é a renda, que indicará quais gastos se pode ter. As despesas devem sempre se ajustar às receitas. Nunca o contrário! 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2- O meio de campo: comece sempre com o pé direito. Assim como no campo de futebol, sabendo que precisamos seguir em frente, devemos conhecer nossas forças (receitas) e identificar nossas limitações (despesas) antes do adversário. Comece o jogo respeitando seu orçamento e você seguirá na direção certa. 

3- Passe de bola: um passe bem feito para o seu companheiro de equipe significa progresso em direção à meta ou evitar um movimento perigoso. Com o nosso dinheiro, dar um excelente cruzamento gerará mais receita, o que permite atingir mais rapidamente os nossos objetivos. Você não precisa desconfiar das suas habilidades: sabendo que os altos e baixos existem em nossa vida, basta aproveitar as oportunidades para crescer e se manter firme em sua estratégia e em seu orçamento. 

4- Trabalho em equipe: o êxito de um verdadeiro time de futebol é justamente jogar em equipe. Quando um time joga dessa forma, com passadas precisas e uma visão geral do objetivo, consegue excelentes resultados. Nas finanças também acontece assim: a família desempenha um papel muito importante e todos devem estar cientes da real situação financeira, para que todos joguem no mesmo ritmo.

Continua depois da publicidade

5- Tiro de meta: se você está errando com as suas finanças, sempre é hora de recomeçar. Quando uma jogada falha e o esforço do time parece ter sido perdido ao errar o gol, nada de desânimo! Em nossas finanças, podemos sofrer alguns desequilíbrios quando não seguimos nossos planos, e aí gastamos mais do que o permitido. No entanto, assim como uma equipe se reergue diante de um adversário mais forte na partida, devemos ter sempre uma atitude positiva em relação às nossas finanças. Podemos até perder um jogo, mas nunca o campeonato. 

6- Intervalo: assim como jogadores de alto desempenho, precisamos descansar e receber apoio para seguir em frente. O crédito bem administrado será o seu melhor aliado para alcançar seus objetivos financeiros. Apoiar-se no crédito lhe dará a vantagem competitiva para crescer solidamente. Mas, assim como em uma partida, você precisa controlar seus impulsos, respeitar sua estratégia e compartilhar decisões com seu time, ou seja, sua família. 

7- Fora de lugar: evite falhas em suas finanças. Pague seus empréstimos e compromisos, para um bom andamento do jogo. Respeite as regras do jogo. Receber um cartão amarelo colocaria você em uma situação de risco, onde o erro seguinte seria a expulsão. Conheça as obrigações que você tem com as suas finanças e leve-as a sério, para evitar problemas futuros. 

8- Economizar: é essencial para estar preparado para o ataque. O goleiro é, sem dúvida, a base que dá força a uma equipe. Se você está bem preparado e alerta para se defender de possíveis jogadas do adversário, isso vai significar a diferença entre ganhar e perder. Da mesma forma, as nossas finanças são suscetíveis a um possível ataque, acidente, doença, uma emergência. Neste caso, é indicado detectar e avaliar nossos riscos, sendo precavidos diante do imprevisto. O seguro do carro e uma reserva de emergência são exemplos de ferramentas para lidar com as situações adversas.

9- O objetivo: não conhecer sua meta pode levar à derrota em uma partida. Assim, o objetivo principal, que seria ganhar o jogo, se complementa às pequenas metas que levam, seguramente, à principal. Da mesma forma, em nossas finanças temos metas de curto, médio e longo prazo que ajudam a ter uma visão mais clara de onde chegar e dão motivação para cuidar melhor do orçamento. 

10- Atacante: Sem dúvida alguma, o artilheiro de uma equipe é a grande chave para o sucesso. Normalmente são os jogadores mais bem pagos, mais reconhecidos e, por isso mesmo, os mais lembrados. No seu planejamento financeiro, você deve ser o atacante: fazendo seu plano, tendo metas muito bem definidas, perseverança, disciplina e força de vontade como um grande artilheiro. Essa postura vai levar você ao sucesso financeiro. 

A chave para ter uma vida financeira equilibrada é nunca gastar mais do que se ganha. Caso contrário, você será levado à prorrogação, correndo risco de perder nos pênaltis. Ter objetivos claros, com disciplina e determinação, deve ser a sua estratégia principal para alcançar o sucesso financeiro.