Falta controle financeiro? GuiaBolso surge para fazer seu dinheiro render mais

Surgiram diversas soluções para ajudar o trabalhador a se organizar: planilhas, aplicativos de celular, mas GuiaBolso pretende revolucionar

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo pesquisas recentes, o brasileiro tem a grande impressão de que sabe gerenciar seu dinheiro com eficácia. Ledo engano: 80% dos habitantes do País possuem ou já possuiram problemas financeiros em um passado curto – fazendo com que o descontrole financeiro seja norma por aqui. 

Nesse contexto, surgiram diversas soluções para ajudar o trabalhador a se organizar: planilhas, aplicativos de celular, programas de computador. Mas todas elas precisavam de um esforço genuíno na hora de se colocar os dados manualmente, o que abria o caminho para o erro, esquecimento e, posteriormente, o retorno ao descontrole. 

É para combater esse tipo de malefício que surgiu o GuiaBolso, a primeira ferramenta que recebe os dados diretamente de seu banco e operadora de cartão, permitindo a total automatização das suas finanças do indivíduo. A ferramenta online promete fazer todas as funções de uma planilha de controle financeiro.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operacional há praticamente um ano em fase de testes, o GuiaBolso passa a atender o grande público brasileiro neste mês – que já pode-se inscrever na ferramenta. É só colocar alguns de seus dados pessoais, mas a ferramenta não pode gerar nenhum tipo de operação em seu nome, pois ainda lhe faltarão outros dados necessários para tal. 

Inspirado em similares estrangeiros, como o Mint, o GuiaBolso nasceu de Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, dois homens com experiência em educação – ambos fizeram partes de ONGs com o intuito de promover a educação no Brasil. Após trabalharem conjuntamente na consultoria McKinsey, perceberam que haviam interesse em trabalhar com algo que tivesse senso de propósito e ajudasse as pessoas de carne e osso. 

Gleason, porém, havia ido trabalhar no Groupon, onde era diretor-geral. Retomaram o projeto e, na base do boca-a-boca, conseguiram mais de 2.000 pessoas para testar a ferramenta que estava nascendo. E com esse número de pessoas – elevado para uma fase de testes – conseguiram criar uma economia de mais de R$ 110 milhões em transações. Uma fortuna. Mas apenas uma fração do potencial do Brasil.

Continua depois da publicidade

A ferramenta
A melhor qualidade do GuiaBolso é sua extrema facilidade de ser usado. É feito para ser extremamente prático e adaptável, é cheio de gráficos e a informação é mastigada diversas vezes antes de ser apresentada ao usuário – mostrando percentualmente em cada coisa seu dinheiro é gasto. Ponto para o GuiaBolso.

Assim, permite que a pessoa crie orçamentos, tetos e limites para cada área de gasto – e alerta a pessoa para o que está acima do planejado. É necessário, porém, disciplina por parte do usuário para seguir o planejamento feito. 

O futuro
Por enquanto, o GuiaBolso só está disponível através de seu site. Mas os sócios planejam continuar expandindo a ferramenta e, nos próximos meses, será possível usar o GuiaBolso a partir dos smartphones. Estão sendo investidos mais de R$ 7 milhões para aperfeiçoar a ferramenta e colocar cada vez mais ferramentas. 

Não faltam ideias para Gleason e Alvarez. Uma delas, por exemplo, é colocar uma aba especial para financiamentos – uma das maiores causas de descontrole financeiro que o brasileiro possui. “Isso é típico deste país. O brasileiro faz mil financiamentos e acaba esquecendo, depois fica inadimplente pois não consegue pagar. Mas isso não é saudável para ninguém”, alerta Gleason.