Confira 5 dicas para aproveitar o feriado sem cair no vermelho

Planejar os gastos durante passeio e viagem no feriado pode evitar dores de cabeça no fututro

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O feriado da Páscoa deste ano emendará com o de Tiradentes, proporcionando para algumas famílias descanso entre os dias 18 e 21 de abril. O período sugere a programação de uma viagem ou passeios que podem ser muito agradáveis, mas que também proporcionam gastos extras que devem ser medidos para evitar que as horas de lazer se transformem em descontrole financeiro.

Uma das mais importante orientações é de que o consumidor não gaste o dinheiro que não possui. Recorrer ao parcelamento to do cartão de crédito ou limite do cheque especial não devem ser alternativa consideradas para esta finalidade, mesmo que a viagem pareça atrativa.

Confira esse e outros cuidados recomendados pelo diretor da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Fernando Cosenza, para aproveitar o descanso sem o peso na consciência de ter que arcar com compromissos financeiros desnecessário após o feriado. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Planeje-se
Planeje seus gastos, de preferência com a maior antecedência possível. Desta forma é possível encontrar as melhores oportunidades. Além disso, viaje com as maiores despesas já pagas ou com os valores já reservados. Isso permite curtir o feriado com a consciência bem mais tranquila.

2. Reserve o que for gastar
Reserve um valor para compras não programadas. Ninguém é de ferro e vale a pena trazer na volta lembranças ou experiências positivas.

3. Avalie se tem condições de viajar
Se não puder gastar, não viaje. Organize-se primeiro.

Continua depois da publicidade

4. Não se endivide
Não tome dinheiro emprestado, use o cheque especial ou o rotativo do cartão para pagar despesas de viagem e lazer. Em geral, tomar essas linhas de crédito para esta finalidade não compensa.

5. Cuide de seus documentos
Por fim, pior do que gastar o que não tem é correr o risco que outros usufruam de seu crédito. Por isso, cuide bem dos seus documentos durante os passeios o viagens para evitar dores de cabeça no futuro. Caso tenha perdido ou tenha os seus documentos extraviados ou roubados, o especialista recomenda o site www.consumidorpositivo.com.br ou o telefone 0800 011 15 22, que disponibilizam o serviço de aviso em caso de uma possível tentativa de uso indevido do seu documento.